Adolescentes

O novo desafio perigoso da Internet: Alfabeto do Diabo

2.448

O jogo não começou agora, mas nunca houve tantos casos. Só numa escola nas Astúrias foram detetados mais de quarenta casos. Desafio consiste em desenhar o alfabeto chinês na mão com objetos cortantes.

ACEA Astúrias

Autor
  • André Maia

Depois da “Baleia Azul” e da “Momo”, eis que chega o novo desafio perigoso difundido pela Internet. Chama-se “Alfabeto do Diabo” e está a levar adolescentes a automutilarem-se, receando serem amaldiçoados e perseguidos, diz o El Mundo esta sexta-feira. O desafio é feito em pares e obriga o jogador a desenhar as letras do alfabeto chinês nas mãos com objetos cortantes, enquanto que o parceiro deve dizer palavras que comecem por essas letras.

O caso começou a dar que falar depois de se terem registado dezenas de casos — cerca de 40 — numa escola nas Astúrias, na Espanha. Mario Prendes, diretor da escola IES Astures, disse a um jornal das Astúrias que o problema surgiu quando os professores começaram a detetar ferimentos nas mãos e pulsos dos jovens: “Um caso poderia ser fortuito, mas quando vimos que a situação se estava a espalhar, decidimos chamar algumas crianças para nos explicarem as feridas. Foi aí que eles nos explicaram que era por causa de um jogo”, disse.

Porém, o caso não é novo. Na mesma escola das Astúrias, há dois anos, um caso semelhante foi reportado por uma mãe no Facebook. No post, a mãe diz que o filho fez os ferimentos porque “um colega pediu que os fizesse para entrar no ‘clube'”. Não há ainda relatos de ocorrências em Portugal.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Redes Sociais

Bullying aos adolescentes /premium

Maria João Marques
130

Adultos que esmagam nas redes sociais adolescentes só porque estes foram tontos e desmedidos (como os adolescentes normais são) são bem mais perigosos e daninhos que qualquer adolescente provocador.

Psicologia

Adolescentes… pffff!

Teresa Espassandim
250

Moem a paciência a um santo! Mas mães e pais de adolescentes: é imperioso o alargamento dos espaços individuais no seio da família sem que isso deteriore o espaço e a coesão do grupo que é a família. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)