Papa Francisco

Papa Francisco: excluir gays é “não ter um coração humano”

2.643

Numa audiência surpresa no final de um documentário britânico sobre a Fé, um comediante gay fez uma questão ao Papa sobre não se sentir aceite. Francisco disse: "Somos todos seres humanos".

O momento em que o comediante Stephen K Amos conhece o Papa Francisco

British Comedy Guide/YouTube

O comediante britânico Stephen K. Amos teve a oportunidade de ter uma audiência com o Papa Francisco ao concluir uma peregrinação até ao Vaticano para um documentário da BBC. O comediante, que também é ativista pelos direitos dos homossexuais, disse que só estaria presente se pudesse fazer perguntas ao líder da Igreja Católica. Não houve objeção e, na audiência, Amos disse: “Como um homem gay, não me sinto aceite [na Igreja]”, contou ao jornal iNews. Em resposta, Papa Francisco disse: “Somos todos seres humanos e temos dignidade”.

Dar mais importância ao adjetivo em vez do nome, isto não é bom. Somos todos seres humanos e temos dignidade. Não importa quem és ou como vives a tua vida, não perdes a tua dignidade. Há pessoas que preferem selecionar ou descartar pessoas por causa do adjetivo — estas pessoas não têm um coração humano”, afirmou Papa Francisco quando confrontado com a questão de Stephen K Amos.

O comediante afirma que estava muito apreensivo por ter dado as questões em antecipação para estar na audiência, mas sente o Papa respondeu de forma verdadeira e o surpreendeu.

[Um excerto do episódio com o encontro de Stephen K Amos com o Papa Francisco]

Neste encontro que marcou o final do documentário “Pilgrimage: The Road To Rome” [Peregrinação: O Caminho até Roma], estiveram também presentes outros sete comediantes britânicos com diferentes convicções religiosas. Um deles, Les Dennis, ficou emocionado ao falar ao Papa sobre a mãe ter sido excluída da Igreja Católica por ter tido um filho folha do matrimónio. “[o Papa] disse que a minha mãe não pode ser censurada por perder a Fé e abençoou-a”, referiu Dennis ao mesmo jornal.

O último episódio do documentário televisivo da BBC que proporcionou este encontro é emitido nesta Sexta-feira Santa, uma das datas mais importantes na Páscoa para a Igreja Católica.

No Facebook e Twitter, as afirmações de Papa Francisco foram já replicadas, como o caso do padre jesuíta norte-americano James Martin SJ. Este padre, que é um dos principais responsáveis da revista jesuíta “America”, tem defendido uma maior e mais explícita aceitação pela Igreja quanto a pessoas homossexuais e partilhou as declarações.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)