Dirigentes e delegados do Sindicato dos Funcionários Judiciais iniciaram esta segunda-feira uma vigília no Terreiro do Paço para exortar o ministro das Finanças a “honrar a palavra” da ministra da Justiça quanto à integração no vencimento do suplemento de recuperação processual.

Um comunicado do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) refere que a vigília, junto do Ministério da Justiça, pretende lembrar ao ministro das Finanças, Mário Centeno, que deve “honrar a palavra” da ministra da Justiça, dada durante a sua audição parlamentar na discussão do Orçamento do Estado para 2019, quanto à integração do suplemento de recuperação processual.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/tribunais-judiciais/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”60″ slug=”tribunais-judiciais” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/tribunais-judiciais/thumbnail?version=1528216836365&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

A reivindicação que motiva a vigília, que está marcada até sexta-feira, entre as 8h00 e as 21h00, resulta, de acordo com o SFJ, de uma promessa antiga, que “até foi assumida pelo atual primeiro-ministro, António Costa, quando era ministro da Justiça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não será também despiciendo recordar ao Governo que outros suplementos, de outros servidores do judiciário, que até nem estavam na proposta do Governo, irão ser integrados”, diz o comunicado assinado pelo secretário-geral do SFJ, António Marçal.

O SFJ refere ainda que esta forma de protesto visa igualmente esclarecer a opinião pública sobre a falta de condições materiais e de recurso humanos que existem nos tribunais e seriços do Ministério Público, bem como sobre a cultura de desjudicialização e de privatização da justiça que tem sido seguida pelos sucessivos governos.

“Este Governo está a privatizar a Justiça e a torná-la mais cara para o cidadão e para o Estado”, conclui o SFJ, sindicato que é presidido por Fernando Jorge Fernandes.