O presidente dos Estados Unidos mostrou-se otimista quanto à assinatura “em breve” de um acordo comercial com a República Popular da China, apesar do impasse negocial entre os dois países.

Donald Trump encontra-se no Japão e disse numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe que espera um acordo comercial com Pequim.

“Eu penso que, a qualquer momento, a China e os Estados Unidos vão concluir um acordo comercial formidável. Aguardamos esse momento com entusiasmo”, disse o presidente dos Estados Unidos.

Questionado pelos jornalistas sobre os temas da atualidade, Trump afirmou que os Estados Unidos não procuraram uma “mudança de regime” no Irão.

A declaração do chefe de Estado norte-americano ocorre numa altura em que se agravam as relações entre Washington e Teerão.

“Nós não estamos à procura de uma mudança de regime no Irão, o que nós queremos é o desaparecimento das armas nucleares”, disse Trump numa altura em que os Estados Unidos projetam forças militares na região do Golfo Pérsico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo assim, Trump disse que estima poder alcançar um acordo com Teerão.

Na mesma conferência de imprensa que decorreu em Tóquio, o presidente dos Estados Unidos referiu-se à Coreia do Norte considerando o líder Kim Jong-un um “homem muito inteligente” consciente da necessidade de renunciar às armas nucleares para que o país se possa desenvolver.

“Ele sabe que com o nuclear apenas coisas más podem acontecer. É um homem muito inteligente e compreende isto muito bem”, afirmou Trump acrescentando que a Coreia do Norte tem um potencial económico que classificou como “fenomenal”.

Sobre a mesma questão, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que tem “apoio total” do presidente dos Estados Unidos para se encontrar com o dirigente norte-coreano Kim Jong-un.

“Eu sinto que tenho de me encontrar com o presidente Kim, sem pré-condições e que é necessário trocar pontos de vista (…) o presidente Trump disse-me que concorda e que me apoia”, disse Shinzo Abe na conferência de imprensa esta segunda-feira em Tóquio.

O presidente dos Estados Unidos foi o primeiro governante estrangeiro a ser recebido em audiência pelo novo imperador do Japão, Naruhito, no trono desde 01 de maio, dia em que o pai abdicou formalmente.

Trump está no Japão desde sábado onde cumpre um programa oficial que se vai prolongar até terça-feira.

Além do encontro com o novo imperador que se prolongou durante meia hora, o presidente dos Estados Unidos já realizou uma série de reuniões com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Entretanto, Trump anunciou que os Estados Unidos vão vender 105 aviões de combate norte-americanos F-35.

“Os Estados Unidos apoiam os esforços do Japão na melhoria das capacidades de defesa e nos últimos meses enviamos (para o Japão) uma grande quantidade de equipamentos militares”, disse Donald Trump.

Pela primeira vez em 2011, Tóquio mostrou a intenção de adquirir 42 aviões F-35, sendo que vai agora comprar 105 aparelhos, tornando-se o primeiro cliente internacional do avião de combate “de quinta geração”.

Apesar da compra dos aparelhos militares, Trump lamentou o “desequilíbrio” da balança comercial entre os dois países.