Rádio Observador

Meteorologia

Vem aí vaga de calor – mas só a partir da próxima segunda-feira

462

A informação é do IPMA e diz ainda que são esperadas temperaturas máximas de 40º, especialmente no interior do país. França e Espanha também devem ser atingidos por estas altas temperaturas

Luis Forra/Lusa

Autor
  • Agência Lusa

“Durante a próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da Europa central e do Norte irão registar valores muito elevados de temperatura”, informa o IPMA num comunicado válido até à tarde de quarta-feira.

Segundo o IPMA, “esta subida da temperatura irá fazer-se sentir a partir de segunda-feira” no território do continente, “em especial nas regiões mais interiores”. “Nestas regiões, a temperatura máxima atingirá valores de 40°C, ou próximos, em alguns locais, assim como em muitas regiões da parte central e sul de Espanha”.

Já em França, “os valores mais elevados da temperatura serão atingidos a partir do meio da semana”, na quarta-feira, “prevendo-se valores máximos entre 35 e 40°C em grande parte do território francês”.

O IPMA explica que “esta subida da temperatura do ar deve-se à persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França” e “ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica”.

“Embora haja semelhanças entre esta situação meteorológica e aquela que originou a onda de calor na Europa no final de junho de 2019, a previsão desta situação, para alcance de uma semana, evidencia uma situação de menor intensidade e de menor persistência do que a verificada no passado mês de junho”, adianta o IPMA.

À Rádio Observador, José Castanheira, da Universidade de Aveiro, explica que esta não é, ainda assim, uma situação para alarme. “Corresponde a uma entrada de ar que vem do norte de África, que trás temperaturas altas mas não anómalas para o verão. Também não se trata de uma situação persistente”, garante.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)