Rádio Observador

PSD

Deputado Cristóvão Norte vai ser testemunha de suspeito de fogo posto que não conhece

100

O deputado social democrata viu a sua imunidade parlamentar ser levantada para testemunhar em defesa do suspeito do fogo que queimou Monchique, em 2018. Problema: nem sequer conhece o arguido.

O deputado do PSD, Cristóvão Norte

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido, nem a sua advogada, garante ao Observador. O deputado foi um dos cinco do PSD que viu esta sexta-feira a sua imunidade parlamentar ser levantada em resposta a um pedido do tribunal.

Cristóvão Norte diz que ainda explicou ao presidente da Comissão, Marques Guedes, que nada tinha a ver com o caso que corre no Tribunal de Faro. Mas ele achou melhor levantar-lhe a imunidade para que respondesse por escrito devidamente ao tribunal. “Agora tenho dez perguntas para responder e não sei nada do que se passa”, disse ao Observador.

No processo investiga-se um crime de incêndio, aquele que em 2018 terá engolido parte da serra de Monchique. Mas o deputado social democrata nem sequer conhece o arguido, nem sequer a sua advogada. “E fui arrolado como testemunha de defesa!”, diz, surpreendido.

Cristóvão Norte diz que todos os anos chegam à Assembleia da República “centenas de pedidos” destes para que os deputados testemunhem em tribunal. Muitos, acusa, são apenas manobras para atrasar os processos em tribunal. “Já aconteceu na AR serem arrolados parlamentares para adiar processos, como expedientes de natureza dilatória”, acusa.

Na última sexta-feira a Assembleia da República autorizou cinco pedidos de levantamento de imunidade de deputados do PSD, dois para a constituição de duas arguidas no caso das presenças-fantasma.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ssimoes@observador.pt
Combustível

O mundo ao contrário /premium

João Pires da Cruz

Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)