Rádio Observador

Lancia

Novo Stratos é um brinquedo. Melhor que o original

265

O Stratos original, o Lancia, foi uma máquina infernal de ralis, que ganhou tudo o que havia para vencer. 37 anos depois surge o novo Stratos, com base Ferrari. Será que é melhor do que o original?

O panorama dos ralis internacionais foi dominado pelo Lancia Stratos, entre 1974 e 1976. Neste período de ouro dos ralis do campeonato do mundo, os títulos foram arrecadados pelos pilotos que conduziam este fabuloso carro da Lancia, nomeadamente Sandro Munari e Björn Waldegaard.

Michael Stoschek, um ex-piloto de ralis e apaixonado pela competição, que acumula com o estatuto de chairman do Brose Group (um grande fornecedor da indústria automóvel), decidiu mandar construir um Stratos dos tempos modernos. Para tal, nada melhor do que recorrer a um especialista em desportivos italianos, o reputado Pininfarina. Uma opção que não deixa de ser curiosa, uma vez que o Stratos original foi desenhado pelo concorrente Bertone.

Para produzir o novo Stratos, de que apenas foi construída uma unidade, Pininfarina aproveitou as suas excelentes relações com a Fiat Chrysler Automobiles e utilizou como base um Ferrari 430 Scuderia, sendo bom recordar que o projecto arrancou em 2010. A plataforma do Ferrari foi encurtada em 20 cm, mas o motor continuou a ser o mesmo, e felizmente, pois o 4.3 V8 atmosférico, com 540 cv é um regalo para a condução, mas igualmente para os ouvidos.

O Lancia Stratos de 1973 tinha montado um V6 com 2.418 cc e 190 cv, uma versão do V6 que equipava o Ferrari Dino.

Com apenas 1.247 kg, o Stratos (que já não é Lancia) é capaz de atingir 320 km/h e os 100 km/h em somente 3,3 segundos. Entretanto, uma série de 25 unidades foi anunciada no início de 2018 pela Manifattura Automobili Torino, ainda que sem o apoio ou acordo da Ferrari.

É exactamente um destes Stratos que foi cedido à Motor Trend, para dar umas voltas a um circuito. O resultado está espelhado neste vídeo, pois prova que, apesar de alguns defeitos de juventude, o novo Stratos de 2018 está à altura dos pergaminhos do seu antepassado de 1973, sendo ainda melhor numa série de áreas…

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)