O volume de negócios e o emprego nas empresas do setor dos serviços em Cabo Verde aumentaram no segundo trimestre deste ano, segundos dados publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

De acordo com os indicadores de atividade do setor dos serviços no país, de abril a junho o volume de negócios registou aumento de 5,2% e o índice de emprego a tempo integral e total subiram 0,9% e 1,6%, respetivamente.

O índice de remunerações brutas também registou aumentos no segundo trimestre do ano, situando-se em 3,5%. No período em análise, o INE constatou que as secções de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e de alojamento e restauração apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice.

Os indicadores de atividade do setor dos serviços é um indicador que tem por finalidade proporcionar dados sobre a evolução a curto prazo em termos nominais, isto é, a preços correntes da atividade das empresas do setor dos serviços mercantis não financeiros.

Para realizar o inquérito, o INE utilizou uma amostra composta por 497 empresas do ramo do comércio, transportes e armazenamento, alojamento e restauração, informação e comunicação, e outros serviços.

Segundo dados do INE, em Cabo Verde existem cerca de 11 mil empresas, das quais cerca de 10 mil estão ativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR