Ativistas ambientais manifestaram-se esta segunda-feira em Washington, respondendo ao apelo de um movimento que pretendia “bloquear” a capital norte-americana para denunciar a crise climática e a falta de ação de líderes políticos nos Estados Unidos.

Em pequenos grupos espalhados em vários cruzamentos da cidade, os ativistas interromperam o tráfego durante várias horas para “lembrar às pessoas que não é apenas Washington, mas todo o planeta” que está em perigo, indicou Maryan Pollock, uma manifestante.

As manifestações acontecem quando cerca de 60 líderes mundiais estão reunidos esta segunda-feira na ONU para uma cimeira sobre “a emergência climática” que pretende revigorar o acordo de Paris.

O movimento Extinction Rebellion (XR) colocou um pequeno barco a bloquear uma rua, para simbolizar o aumento das águas que, de acordo com o XR, ameaça a capital dos EUA, banhada pelo rio Potomac. Vários ativistas acorrentaram-se ao barco para impedir que a polícia o deslocasse, levando as forças policiais a usar uma serra elétrica para os desacorrentar e retirá-los.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos a pressionar os líderes políticos que precisam de acordar, uma vez que é uma crise real, uma emergência”, salientou Maryan Pollock.

A ativista pede, em particular, o fim dos combustíveis fósseis, o abandono do plástico e deixa um conselho para toda a população americana lutar contra o aquecimento global: “Parem de comprar na Amazon!”, alertou.

A gigante de distribuição online, que construiu o seu sucesso numa enorme rede de logística de transporte rodoviário para garantir entregas mais rápidas, é uma grande produtora de gases de efeito estufa, os principais culpados pelas mudanças climáticas.

Ethan Rooney, de 29 anos, pede ao Governo dos EUA que “invista em infraestruturas verdes e em energias renováveis”.

A Cimeira da Ação Climática pretende definir ações concretas de combate às alterações climáticas, para impulsionar o Acordo de Paris e junta muitos líderes mundiais, numa altura em que se batem recordes de emissões de gases com efeito de estufa.