Tanto as autoridades francesas como italianas têm demarcado quais são os limites à atividade física ao ar livre, impondo várias restrições de maneira a que o número de contágios não suba também desta forma.

De acordo com o Corriere della Sera, o governo italiano vai especificar, entre várias novas regras a serem apresentadas ainda sexta-feira, que a atividade desportiva só poderá ser feita ser feita em solitário e apenas nas imediações da própria casa.

Em França, as regras aplicadas são semelhantes. Os cidadãos poderão sair de casa para correr ou caminhar, mas apenas à volta da própria casa ou prédio, sem nunca se afastarem do quarteirão. O Ministério do Desporto em França respondeu a um utilizador de Twitter que pode caminhar nessa proximidade à própria casa — mas que não deve percorrer uma distância superior a “2 quilómetros no máximo”. “Uma pequena caminhada é possível para o vosso equilíbrio, mas não uma de 10 quilómetros”, elucidou o ministério, no Twitter.

Já andar de bicicleta como atividade física está proibido em França dentro deste período — tal como fazer pesca desportiva.

Presidente da Federação Europeia de Médicos do Desporto: “São hábitos a esquecer”

Em entrevista ao Corriere della Sera, Maurizio Casasco, médico italiano que preside à Federação Europeia de Médicos do Desporto, disse que neste momento as corridas e outro tipo de atividades ao ar livre “são hábitos a esquecer”.

“Não vão correr, mesmo que vão sozinhos estarão a expor-se a vocês próprios e à comunidade ao risco de contágio. Quem faz jogging tem o hábito de parar em bancos ou para alongar”, diz, referindo que todas estas ações podem ser arriscadas.

Em alternativa, diz que “a atividade dentro de casa é um bom substituto, mesmo para quem não tem quintal ou varanda”, referindo que na Internet há vários programas que ajudam a fazer exercício físico em casa. Além disso, há vários atletas e personal trainers que estão a partilhar as suas soluções nas redes sociais, muitas vezes com aulas em direto.

13 contas de Instagram que o vão pôr a mexer dentro de casa