Isabel II assinala, esta terça-feira, 94 anos de idade. Uma data importante num momento atípico, até mesmo para a mulher que experienciou os tumultuosos dias da II Guerra Mundial. Sem as salvas de canhão que, tradicionalmente, assinalam o aniversário da monarca há mais tempo sentada no trono britânico — acima de tudo porque a rainha considerou o ato inapropriado, tendo em conta o atual contexto –, cabe ao Reino Unido celebrar a longevidade de Isabel II à distância.

Enquanto permanece isolada em Windsor, para onde rumou ainda antes da Páscoa, os votos de feliz aniversário começaram dentro da própria família. “Desejamos a Sua Majestade a Rainha um feliz 94º aniversário”. A mensagem foi deixada por Carlos e Camilla, na conta de Instagram oficial do casal, esta manhã. A acompanhar as palavras, um conjunto de quatro fotografias. Na primeira, tirada no final dos anos 40, Isabel II surge ao lado do príncipe de Gales ainda bebé.

Também William e Kate fizeram questão de felicitar a monarca no romper de mais um 21 de abril. Repetiram os votos no Instagram e partilharam uma fotografia onde surgem os três. Até ao momento de publicação deste artigo, os duques de Sussex não haviam partilhado qualquer mensagem pública de parabéns. A partir de Los Angeles, Harry e Meghan poderão deixar uma mensagem mais tarde, mas ainda durante este dia, devido à diferença horária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, o momento alto deste 94º aniversário chegou através de um vídeo, partilhado nas redes sociais da família real britânica. Em imagens privadas, pertencentes ao próprio arquivo do Royal Collection Trust, Isabel II surge ainda criança, a brincar com a irmã mais nova, a princesa Margaret.

Isabel II, William e Kate na fotografia partilhada hoje pelos duques de Cambridge © Instagram.com/kensingtonroyal

Aos 99 anos e uma semana depois de ter angariado milhões para o Serviço Nacional de Saúde britânico, também o capitão Tom Moore já deu os parabéns à monarca. O Exército Britânico deixou uma mensagem de felicitação no Twitter, pelo 94º aniversário de Isabel II, à semelhança da Força Aérea.

Um pouco por toda a internet multiplicam-se as mensagens de parabéns, com recurso a fotografias antigas, mensagens caseiras e montagens mais ou menos profissionais. Isabel II está, por estes dias, recolhida em Windsor com o marido, que completará 99 anos em junho.

Segundo o Daily Mail, não são só os habituais disparos em Hyde Park e na Torre de Londres que ficam suspensos. Também a habitual reunião de família será dispensada. No ano passado, cerca de 16 elementos da família real britânica visitaram a rainha no dia do seu aniversário. Este ano, de acordo com funcionários reais, o ajuntamento será substituído por uma videochamada no Zoom.