A maioria do pequeno comércio da cidade raiana de Elvas, no Alto Alentejo, reabriu esta segunda-feira as portas, embora de forma condicionada devido à pandemia de Covid-19, numa tentativa “eufórica” de regresso à normalidade.

“Os empresários estão eufóricos com o recomeço”, relatou à agência Lusa João Pires, presidente da Associação Empresarial de Elvas, no distrito de Portalegre, observando que a cidade, no primeiro “dia útil” do plano de desconfinamento, “está a tentar aproximar-se da normalidade”, após o comércio ter passado dois meses fechado.

Apesar de a maioria das lojas ter reaberto esta segunda-feira as portas, o responsável da associação disse haver “exceções” por parte de comerciantes que optaram por só reabrir no dia 18 deste mês: “Estão a avaliar como a situação epidemiológica e empresarial vai evoluir nos próximos dias”, justificou.

Numa altura em que o setor comercial está a adaptar-se a uma nova realidade, João Pires alertou para o facto de os empresários terem ficado descapitalizados na sequência da pandemia.

“A grande maioria dos comerciantes ficou descapitalizada com esta paragem. Uns tiveram apoio do layoff, outros não e outros ainda estão à espera de respostas, foi muito tempo sem negócio”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a cidade espanhola de Badajoz a 14 quilómetros de distância, o responsável considerou que a reabertura das fronteiras poderia ser uma “mais-valia”, uma vez que o cliente espanhol é “primordial” para o desenvolvimento do comércio de Elvas.

“A reabertura das fronteiras podia ser uma mais-valia para o comércio, poderia vir uma lufada de clientes e de negócios. É primordial o público espanhol numa cidade como Elvas”, sublinhou.

Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência, desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Portugal contabiliza 1.063 mortos associados à Covid-19 em 25.524 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+1,9%) e mais 242 casos de infeção (+1%).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.