O Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 22 mortes por Covid-19, submeteu já todos os utentes aos testes do novo coronavírus, ficando a faltar os funcionários, adiantou esta segunda-feira à Lusa fonte da direção.

Segundo a fonte, a realização dos testes começou no domingo, tendo terminado esta tarde.

Agora, ficam a faltar os funcionários da instituição, sublinhou.

A realização dos testes faz parte de um plano interno que passa, essencialmente, por separar utentes infetados de não infetados.

O plano implica a criação de uma “área Covid-19” na creche da instituição, edifício situado a cerca de 100 metros do lar, que está pronta a ser ocupada, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fonte explicou que a creche/jardim-de-infância é de piso térreo, tendo “excelentes condições” para ser um “espaço Covid-19” e acolher os utentes que testarem positivo.

Os utentes que testarem negativo ficarão numa das duas alas do lar, enquanto a outra é desinfetada e higienizada, ressalvou.

“O objetivo é que o lar fique absolutamente seguro, sem qualquer hipótese de contágio”, disse.

O Lar do Comércio, com cerca de 200 utentes, conta com 22 mortes, mais de 80 utentes infetados, que se encontram no lar ou no hospital, e uma recuperação, uma idosa de 88 anos.

Portugal contabiliza 1.144 mortos associados à Covid-19 em 27.679 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais nove mortos (+0,8%) e mais 98 casos de infeção (+0,4%).