O Ministério da Saúde de Moçambique vai submeter, a partir de terça-feira, oito mil pessoas a testes sero-epidemiológicos rápidos para a Covid-19 na cidade de Nampula, para apurar a exposição ao novo coronavírus e travar a transmissão comunitária.

O diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, disse, em entrevista à Rádio Moçambique (RM), que o teste sero-epidemiológico de Covid-19 não deteta a presença do coronavírus, mas apenas a existência de anticorpos que mostram que a pessoa esteve exposta ao vírus.

“O inquérito sero-epidemiológico é diferente, não serve para dizer se o indivíduo tem ou não a infeção naquele momento, serve para dizer que o indivíduo foi exposto recentemente a este vírus”, explicou Eduardo Gudo.

O resultado é revelado em 15 minutos, ao contrário do teste para a deteção do novo coronavírus, cujo resultado é conhecido em dois dias, acrescentou.

A escolha da cidade de Nampula, explicou, deve-se ao facto de ser o primeiro local a registar transmissão comunitária em Moçambique e com uma propagação acelerada de casos de Covid-19. A cidade conta atualmente com 177 casos positivos de Covid-19, dois óbitos e sem registo de recuperados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor-geral adjunto do INS avançou que o teste sero-epidemiológico será feito em profissionais de saúde, operadores de transporte público de passageiros, vendedores do setor formal e informal, polícias e residentes de bairros densamente povoados.

O inquérito vai permitir conhecer melhor a magnitude e a extensão da transmissão e toda a informação que será recolhida é crucial e urgente para uma resposta focalizada em grupos e áreas de maior vulnerabilidade”, frisou Eduardo Samo Gudo.

A elevada densidade populacional da cidade de Nampula e o incumprimento das medidas de prevenção de Covid-19, principalmente o distanciamento social, podem ser alguns dos principais fatores da elevação disseminação da pandemia, afirmou Eduardo Samo Gudo.

O diretor-geral adjunto do INS adiantou que, além do inquérito, as autoridades ativaram equipas multisectoriais de gestão de Covid-19, fortalecimento de equipas locais de epidemiologia e a introdução de aviso eletrónico precoce de casos de Covid-19 nas unidades de saúde dos 23 distritos da província, para deter a propagação da epidemia na cidade de Nampula.

Ainda este mês, vai entrar em funcionamento o laboratório de testagem de Covid-19, para que os testes das amostras recolhidas na província passem a ser realizados na cidade de Nampula.

Eduardo Samo Gudo referiu que o inquérito sero-epidemiológico será realizado noutros pontos do país.

Moçambique conta com um cumulativo de 583 casos positivos de Covid-19, três mortes e 151 recuperados.