O arquiteto José Quintela da Fonseca, que desenhou vários centros comerciais e edifícios residenciais, morreu na segunda-feira aos 73 anos, revelou a Ordem dos Arquitetos.

Nascido em 1946, José Quintela da Fonseca formou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e a partir da década de 1990 esteve ligado ao grupo Sonae Sierra, no qual projetou “mais de meia centena de centros comerciais”, entre eles o Centro Colombo, em Lisboa.

José Quintela da Fonseca desenhou ainda espaços comerciais em Espanha, no Brasil, em Itália, na Grécia, na Alemanha e na Roménia, e assinou vários projetos de habitação para estudantes.

Em Lisboa são dele também os edifícios de habitação que ladeiam o centro comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações, denominados Torre de São Gabriel e Torre de São Rafael. Segundo a Ordem dos Arquitetos, José Quintela da Fonseca também foi cofundador do Sindicato dos Arquitetos de Angola.

O funeral de José Quintela da Fonseca, que morreu em consequência de um cancro nos pulmões, realiza-se na quinta-feira em Alcabideche, Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR