Cerca de 90 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio e quase todo o restante território de Portugal continental em risco muito elevado e elevado. Há também cinco distritos sob aviso amarelo devido à persistência das temperaturas elevadas.

Em risco máximo estão cerca de 90 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro. Em risco muito elevado e elevado de incêndio está quase todo o restante território de Portugal continental, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa e o concelho de Montemor-o-Velho, em Coimbra.

A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o aumento do risco de incêndios, a partir desta sexta-feira, para níveis “máximo ou muito elevados” nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para “elevado” no restante território do Continente.

Num aviso à população emitido na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que são esperadas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo seco esta sexta-feira e sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cinco distritos mantêm-se sob aviso devido ao calor

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro continuam esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à persistência do tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Este aviso vai vigorar até às 21h de domingo.

No continente, o céu vai apresentar-se esta sexta-feira geralmente limpo, o vento pode soprar por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. É ainda esperada uma pequena descida de temperatura no Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura máxima na costa sul do Algarve.

As temperaturas máximas vão chegar aos 38.º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas não vão baixar dos 14.º (Coimbra). Lisboa vai chegar aos 30 graus Celsius, Ponta Delgada aos 23 e Funchal aos 27

Para os Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e na Madeira são igualmente esperados períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e nas terras altas, enquanto o vento poderá ser forte nas terras altas e nos extremos e deverá ainda haver uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta esta sexta-feira um risco muito elevado. Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.