Época morta, rei posto: menos de 48 horas depois de nova derrota com o FC Porto na final da Taça de Portugal, que terminou de forma oficial a longa temporada de 2019/20, o Benfica vai apresentar oficialmente Jorge Jesus como novo treinador para próxima época numa cerimónia que se vai realizar no Seixal esta segunda-feira, dia 3, às 17 horas. Em paralelo, o Flamengo deverá receber nas próximas horas o montante respeitante à cláusula de rescisão do antigo técnico, que não tinha chegado ainda no final da semana segundo a imprensa brasileira.

Praia, cavaquinho, champanhe, uma bandeira e a ironia de Vieira: as últimas horas de Jesus, que já aterrou em Lisboa

“O treinador de 66 anos (24/07/1954) com mais jogos (325) e mais vitórias (229) na história do clube está de regresso à casa que foi sua entre 2009/10 e 2014/15″, destacaram os encarnados no site oficial, antes de referirem que Luís Filipe Vieira estará na apresentação e fazerem um resumo dos seis anos de Jorge Jesus na Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No primeiro ciclo no Benfica, Jorge Jesus contribuiu para a conquista de dez troféus. O primeiro de três Campeonatos foi ganho em 2009/10 com 76 pontos, o melhor ataque da prova (78 golos) e a melhor defesa a par com o SC Braga (20 golos sofridos). Na mesma temporada, as águias venceram a Taça da Liga. Na final, realizada no Estádio Algarve, bateram o FC Porto por sólidos 3-0. Na época seguinte (2010/11) os encarnados reconquistaram a Taça da Liga. O êxito nesta prova seria repetido em 2011/12. Em 2013/14 o Benfica partiu para uma época de sonho. Ao nível interno os encarnados conquistaram o triplete (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga). 2014/15 foi a última temporada do primeiro ciclo de Jorge Jesus no clube. Além da Supertaça, novo sucesso no Campeonato com 85 pontos e 86 golos marcados. No último jogo da temporada o Benfica conquistou a sua sexta Taça da Liga, a quinta sob o comando de Jorge Jesus”, antes de recordar as duas finais perdidas da Liga Europa e de referir que o Benfica foi cinco vezes seguidas à fase de grupos da Champions.

Benfica diz que Jorge Jesus habituou o público a futebol “com nota artística”

“Na verdade, não esperávamos que Jorge Jesus saísse. Ele disse-me no jantar de despedida que o sonho dele era reformar-se no Benfica, que não foi o clube que o lançou, mas foi o clube em que se envolveu mais, em que ficou mais famoso. Ele tem uma relação emotiva forte não só com o clube, mas também com o presidente… e o contrato que lhe ofereceram permite que chegue aos 70 treinando o Benfica, que é a idade que ele tinha planeado para a aposentadoria e que ele queria reformar-se no Benfica”, disse este sábado Rodolfo Landim, líder do Flamengo, à ESPN, acrescentando que o sucessor, Domènec Torrent, terá uma cláusula de rescisão bem maior.

Espanhol Domènec Torrent é o novo treinador do Flamengo

De recordar que, no âmbito da saída de Jorge Jesus, o Benfica acordou pagar a cláusula de rescisão de um milhão de euros como estava previsto no contrato além de uma verba que tinha sido liquidada de forma adiantada pelo conjunto brasileiro na renovação do técnico português, que vai assinar contrato de três anos com os encarnados, regressando à Luz cinco anos depois da polémica saída para o rival Sporting tendo ainda passagens pelo meio pela Arábia Saudita (Al Hilal) e pelo Flamengo, onde ganhou cinco títulos em pouco mais de um ano.

Um dia, Jesus não atendeu Vieira. Durante um ano, mal se falaram. Uma década depois, são amigos como sempre – e vão juntar-se na Luz