É Todibo, central francês de 20 anos, o caso positivo detetado no plantel do Barcelona. O clube catalão tinha anunciado esta quarta-feira que um dos jogadores que ficaram em Espanha e não viajaram para Portugal para participar na final eight da Liga dos Campeões tinha testado positivo para a Covid-19. Entre esses nove jogadores, testados esta terça-feira, estava o português Francisco Trincão, que se juntou aos trabalhos dos blaugrana nas últimas semanas depois do final da época do Sp. Braga.

A informação foi confirmada pelo próprio Todibo, que esteve emprestado aos alemães do Schalke 04 durante a segunda metade da temporada, nas redes sociais. “Olá a todos, informo que testei positivo para a Covid-19, sou assintomático e encontro-me bem. Estou em casa a seguir o protocolo sanitário adequado. Tenho muita vontade de voltar aos treinos mas agora é preciso ficar em casa até passar o vírus”, escreveu o central, acrescentando uma nota de agradecimento pelo “apoio e ânimo”. Além de Trincão e Todibo, faziam ainda parte deste grupo de nove jogadores os reforços Pedri e Matheus Fernandes e os regressados de empréstimo Carles Aleñá, Wagué, Oriol Busquets, Miranda e Rafinha Alcántara.

“Depois dos testes PCR realizados esta terça-feira à tarde pelo grupo de nove jogadores que tinham de iniciar hoje [quarta-feira] a pré-temporada, um deles testou positivo para a Covid-19. O infetado está assintomático, encontra-se bem de saúde e está isolado no seu domicílio”, pode ler-se no comunicado do Barcelona, que acrescenta ainda que as autoridades sanitárias já procederam ao “rastreio de todas as pessoas que estiveram em contacto com o jogador para realizar os testes pertinentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma informação, o Barcelona sublinha que este grupo de jogadores não teve qualquer contacto com os elementos da equipa principal que viajam esta quinta-feira para Lisboa para disputar a final eight da Liga dos Campeões — e que na sexta defrontam o Bayern Munique nos quartos de final. O plano previsto para estes nove jogadores, entre reforços e regressados de empréstimo, era realizar um primeiro treino às 18h30 desta quarta-feira na Cidade Desportiva do clube, sendo que a sessão deverá manter-se para os elementos convocados à exceção de Todibo, que terá de realizar os 14 dias de isolamento recomendados pelas autoridades sanitárias.

O clube catalão torna-se o mais recente, em Espanha, a anunciar casos positivos na pré-época. Depois do Atl. Madrid, que confirmou que Correa e Vrsaljko estão infetados, também o Villarreal, o Celta Vigo e o Athl. Bilbao revelaram testes positivos na ronda obrigatória de reinício dos trabalhos.

Correa e Vrsaljko são os dois casos positivos do Atl. Madrid e não viajam para Lisboa. Restantes jogadores testaram negativo

(notícia atualizada às 16h49 com a informação de que é Todibo o caso positivo no plantel do Barcelona)