O calor parece ter vindo para ficar, pelo menos até ao fim de semana, sendo que na sexta-feira as temperaturas vão subir ainda mais, podendo Lisboa chegar aos 37 graus. Para esta quarta-feira esperam-se temperaturas máximas até aos 36 graus e por isso o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 70 de concelhos de 11 distritos de Portugal continental em risco máximo de incêndio. Em causa estão Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Em risco muito elevado de incêndio estão ainda vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Portalegre e Faro.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 12h de quinta-feira e as 18h de sexta-feira, devido à previsão de tempo quente. Em causa está, segundo o IPMA, a persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam ainda risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). No arquipélago dos Açores, as ilhas de São Miguel e Flores estão com níveis muito elevados, Terceira com risco elevado e Faial em risco moderado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste do Centro e Sul até ao meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã e no final do dia, sendo temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste até ao início da manhã e durante a tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral da região Centro e no interior do Alentejo e subida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Braga, Guarda e Bragança) e os 17 (em Castelo Branco, Portalegre, Faro e Lisboa) e as máximas entre os 27 (na Guarda) e os 36 (em Santarém).

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.