Dark Mode 197kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Os seis concelhos onde a Covid-19 mais aumentou. Ficam todos junto ao Porto e separados por pouco mais de 100 km

Paços de Ferreira foi o que sofreu o maior aumento numa semana. Lousada é o que concentra mais casos por mil habitantes. E os seis concelhos mais preocupantes ficam todos na mesma zona do Porto.

i

A região Norte concentra na mesma zona os seis concelhos em que o número de casos mais aumentou na última semana

Observador

A região Norte concentra na mesma zona os seis concelhos em que o número de casos mais aumentou na última semana

Observador

Ficam todos no Porto os seis concelhos com mais casos de Covid-19 onde mais aumentou o número de novas infeções pelo novo coronavírus na última semana, de 12 a 19 de outubro. São Paços de Ferreira, Penafiel, Lousada, Paredes, Porto e Felgueiras e estão todos concentrados na mesma zona do distrito portuense, e há uma distância de pouco mais de 100 quilómetros entre os mais distantes.

Aliás, entre os 43 concelhos que registam o maior número de contágios de Covid-19 identificados pelas autoridades de saúde, 23 — ou seja, 53,5% — são da região Norte do país. Paços de Ferreira foi o que sofreu um maior aumento em sete dias, mas Lousada é o que tem uma maior concentração de casos por mil habitantes.

Explore os números dos seis concelhos em causa nos gráficos aqui em baixo. No mapa à direita, está marcado a azul o concelho em análise e a cinzento escuro os concelhos que já foram estudados. Nos gráficos de barras, saiba quanto aumentaram os números de casos nos sete dias anteriores.

Paços de Ferreira

Entre os concelhos com maior número de casos de infeção pelo novo coronavírus, Paços de Ferreira foi o que mais cresceu nos últimos sete dias. O concelho portuense subiu de 738 casos contabilizados a 12 de outubro para 1.303 na última segunda-feira — um aumento de 43,4%.

Neste momento, a cidade regista 23,15 casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada mil habitantes. Dos 43 concelhos com maior número de casos de Covid-19 registados pelas autoridades de saúde, Paços de Ferreira é o que tem maior proporção de casos em relação à sua população.

Penafiel

Em segundo lugar na lista de concelhos com maior número de casos de Covid-19 surge Penafiel, a menos de vinte quilómetros de Paços de Ferreira. As últimas atualizações da Direção-Geral da Saúde (DGS) dizem que a cidade subiu de 390 casos de Covid-19 para 566, o que simboliza um aumento de 31,1%.

No entanto, dos seis concelhos que mais subiram em número de casos de infeção por SARS-CoV-2, Penafiel é o que regista uma menor proporção de infetados tendo em conta a população: são 7,81 casos por mil habitantes. É o 34º concelho no que respeita esta métrica, ou seja, há apenas 10 concelhos da lista com proporções inferiores.

Lousada

Abaixo de Penafiel surge Lousada, também do distrito do Porto, com um aumento de 28,2% no número de casos de infeção pelo novo coronavírus. Os valores registados pelas autoridades de saúde evoluíram de 660 na semana passada para 919 na última segunda-feira, comprovam o boletim da DGS, que atualiza estes dados todas as segundas-feiras.

Neste momento, Lousada regista assim 19,40 casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada mil habitantes. É a segunda maior proporção entre os concelhos com maior número de casos em Portugal, ultrapassado apenas por Paços de Ferreira, com uma diferença de 3,75 casos por mil habitantes.

Paredes

O concelho de Paredes surge na quarta posição. Trata-se de mais um concelho portuense, onde o número de casos de infeção pelo novo coronavírus subiu de 650 a 12 de outubro para 890 sete dias mais tarde. É um aumento de 27%, apenas 1,2 pontos percentuais abaixo da evolução do concelho no terceiro lugar.

Mas, ao contrário de Paços de Ferreira e de Lousada, a cidade de Paredes é das menos preocupantes entre os concelhos com maior número de casos: porque tem 10,25 casos de Covid-19 por mil habitantes, estando por isso dois lugares abaixo do meio da tabela com 43 concelhos.

Porto

O concelho por onde o novo coronavírus entrou e se espalhou em Portugal é o quarto no que toca ao aumento de casos numa semana. A capital do distrito que reúne os seis concelhos onde os registos de casos mais cresceram, subiu de 2.320 infetados para 2.884 — mais 19,6%.

Apesar de ser o concelho com maior número absoluto de novos casos em sete dias, por ter uma população maior que todos os outros (são 239.650 os habitantes portuenses), a taxa de incidência de casos por mil habitantes fica-se pelos 12,03, o quarto mais alto entre os seis concelhos mais preocupantes.

Felgueiras

Com menos 0,1 pontos percentuais do que o Porto, Felgueiras fecha a lista dos seis concelhos com o maior aumento em casos de infeção pelo novo coronavírus. A cidade passou de 634 casos a 12 de outubro para 788 na última segunda-feira. São mais 154 novos casos, um aumento de 19,5%.

De acordo com os últimos dados das autoridades de saúde, o rácio de casos de Covid-19 por mil habitantes é agora de 13,53 em Felgueiras. É o terceiro mais alto dos seis concelhos em análise, fechando o pódio preenchido por Paços de Ferreira e Lousada.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.