Cerca de um milhar de seniores com mais de 65 anos do concelho de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, vai poder ser vacinada gratuitamente contra a gripe sazonal nas farmácias locais, anunciou esta terça-feira o município.

Em comunicado, a Câmara informa que assinou um protocolo com a Associação Dignitude para a implementação do programa “Vacinação SNS Local”.

O acordo prevê que a autarquia mirandense assuma o custo da administração destas vacinas em todas as farmácias do concelho”, adianta a nota.

Segundo o presidente da autarquia, esta iniciativa tem como objetivo “proteger os seus munícipes com idade mais avançada, facilitando o acesso à vacinação contra a gripe sazonal e reduzindo o risco de infeção pela Covid-19″. “Queremos evitar que os nossos idosos se exponham a situações de maior risco”, explicou o autarca Miguel Baptista.

Onde pode levar gratuitamente a vacina da gripe sazonal? Veja no mapa

Para evitar a aglomeração de pessoas e períodos longos de espera no centro de saúde, os munícipes com mais de 65 anos que pretenderem ser vacinados contra a gripe sazonal nas farmácias de Miranda do Corvo terão de, previamente, entrar em contacto com a farmácia escolhida e agendar a toma da vacina, que é gratuita.

A vacina para maiores de 65 anos é garantida de forma gratuita pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS), podendo também ser administrada nos Centros de Saúde de todo o país, ao abrigo do Programa “Vacinação SNS Local”.

Esta iniciativa conta com a colaboração do Ministério da Saúde e da Associação Nacional de Farmácias e tem como objetivo proteger os mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias que cumpram os requisitos de participação.