Milhares de pessoas reúnem-se, desde a tarde da passada quarta-feira, nos bairros espanhóis, na parte histórica da cidade de Nápoles, Itália, para homenagear Diego Maradona, que morreu esta quarta-feira vítima de uma paragem cardiorrespiratória enquanto recuperava de uma operação a um hematoma subdural.

Uma das maiores homenagens ocorreu esta quinta-feira à tarde antes do jogo com o Napóles e da equipa croata Hnk Rijeka, num jogo a contar para a Liga Europa. Os adeptos da equipa deram um espetáculo de luz impressionante, ao mesmo tempo que entoavam cântigos da equipa.

As celebrações começaram na passada quarta-feira, mas prolongaram-se durante esta quinta-feira em Nápoles. Os adeptos permaneceram no estádio e junto ao mural 9 da cidade, que apresenta uma gravura do El Pibe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na tarde da passada quarta-feira, as imagens captadas no local mostram uma multidão a depositar velas junto ao mural de 1990 que representa o antigo jogador de futebol ao serviço do Napoli, onde atuou entre 1984 e 1991. Sem distanciamento social, mas munida de máscaras, a população celebra a vida de Maradona e chegou a acender tochas vermelhas na rua.

Ainda em Itália, o estádio San Paolo permaneceu completamente iluminado ao longo de toda a noite desta quarta-feira para recordar a passagem do argentino pelos relvados napolitanos. Luigi de Magistris, o presidente da Câmara, anunciou o plano de celebrações no Twitter e decretou um dia de luto nacional pelo cidadão honorário da cidade.

Uma onda de homenagem a Maradona também invadiu a Argentina. Várias pessoas passaram pela casa onde o jogador de futebol morreu em Tigre, uma cidade imediatamente a norte de Buenos Aires, para deixar flores, desenhos e velas; e sem esconder a comoção. Um pouco por todo o país, os murais com Maradona recebem agora prendas dirigidas ao ídolo do futebol argentino.

O nome de Maradona foi a expressão mais pesquisada no Google esta quarta-feira, mas o desaparecimento do futebolista confundiu também os apoiantes de… Madonna, a cantora. É o próprio Google Trends, uma ferramenta que monitoriza as tendências de pesquisas naquele motor de busca, que o evidencia: as pesquisas de Madonna também dispararam desde que a morte de Maradona se tornou pública.

Notícia atualizada às 20h17