O município de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, abriu esta quinta-feira um Balcão para a Inclusão, dirigido a pessoas com deficiência, que vai funcionar um dia e meio por semana.

Neste espaço de atendimento, que ficará a funcionar na Divisão de Desenvolvimento Social, será prestado um serviço de informação e mediação especializada acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às suas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, trabalham na área da deficiência”, explica a autarquia, em comunicado.

Coincidindo com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a abertura do novo serviço resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Segundo o município, o gabinete presta informações sobre respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), emprego e apoios para entidades empregadoras e prestações sociais (subsídios e apoios).

O Balcão para a Inclusão trata ainda de produtos de apoio e ajudas técnicas, centros de recursos para inclusão, formação profissional, intervenção precoce, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes e educação.

“O atendimento especializado pretende melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos com deficiência, os quais contam a partir de agora com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões contribuindo para tornar os serviços mais acessíveis, humanizados e integrados”, salienta o município.

O Balcão da Inclusão vai funcionar todas as segundas-feiras (das 14:00 às 17:30) e quintas-feiras (das 09:00 às 17:30), através de atendimento presencial mediante marcação prévia, atendimento por escrito e atendimento telefónico.