Os Açores registaram este sábado 35 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a Covid-19, incluindo um caso na ilha do Corvo, o primeiro detetado na mais pequena ilha do arquipélago. A autoridade de Saúde pede confinamento a toda a população.

Segundo o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, nas últimas 24 horas foram realizadas 1.554 análises nos laboratórios de referência da região, para além das realizadas em laboratórios privados, no laboratório da Universidade dos Açores, na ilha Terceira, e nos rastreios em massa, em que são utilizados testes rápidos.

A ilha de São Miguel foi a que registou mais casos novos, 24 no total, sendo 21 em contexto de transmissão comunitária e três nos testes de despiste realizados aos passageiros que chegam à região ao sexto dia. Incluem-se nestes casos cinco identificados no âmbito de um rastreio em massa realizado na vila Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.

Já na ilha Terceira, foram detetados nove casos novos de infeção, oito em contexto de transmissão comunitária e um no rastreio aos passageiros ao sexto dia. Na ilha do Faial foi identificado um caso de infeção, cuja origem está “por aferir”, e na ilha do Corvo, a única nos Açores até à data sem registo de qualquer caso, foi diagnosticado um passageiro, residente na ilha, no rastreio ao sexto dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram ainda registadas 80 recuperações, 75 na ilha de São Miguel, três na ilha das Flores, uma na ilha Terceira e uma na ilha do Faial.

Estão atualmente internados 23 doentes nos Açores, 22 no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, incluindo oito em unidade de cuidados intensivos, e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, também em unidade de cuidados intensivos. A Autoridade de Saúde Regional adianta ainda que os 33 casos positivos reportados na empresa Portos dos Açores, no âmbito de um rastreio com testes rápidos, “estão a ser alvo de confirmação”, “numa operação de testagem por PCR que abrange todos os funcionários daquela empresa” na ilha de São Miguel.

Os Açores têm atualmente 588 casos positivos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, dos quais 556 em São Miguel, 27 na Terceira, dois no Pico, um no Faial, um nas Flores e um no Corvo. Desde o início do surto, foram detetados 3.366 casos de infeção por SARS-CoV-2 nos Açores, tendo-se verificado 23 óbitos e 2.656 recuperações.

Autoridade de Saúde pede confinamento a toda a população do Corvo

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores apelou este sábado à população do Corvo para se manter em confinamento, até terminar a testagem dos contactos próximos do primeiro caso de infeção na ilha. “Tendo em conta as especificidades próprias da mais pequena ilha da Região Autónoma dos Açores, nomeadamente os limitados recursos materiais e humanos de saúde, a Autoridade de Saúde Regional recomenda o confinamento de toda a população da ilha do Corvo até terminar a testagem de despiste rápido já iniciada e a que, posteriormente, será realizada por RT-PCR a todos os contactos próximos de alto risco já identificados”, avançou, em comunicado de imprensa.

Para além do confinamento, a Autoridade de Saúde Regional pede à população para contactar a Linha Saúde Açores (808246024) “perante sintomatologia sugestiva de infeção pelo novo coronavírus”, como “febre, tosse, dor de garganta, cansaço, dores musculares, falta de ar ou dificuldade respiratória, congestão e corrimento nasal, perda de olfato, perda de paladar e diarreia”.

A autoridades apela ainda ao “cumprimento das medidas básicas de segurança”, como “uso da máscara, distanciamento físico e higienização ou desinfeção das mãos”, e não recomenda “ajuntamentos na via pública nem nas habitações de cada um”.

O líder da bancada parlamentar do PPM nos Açores defendeu este sábado a testagem de toda a população da ilha do Corvo. “Defende-se a rápida testagem de toda a população da ilha (cerca de 460 pessoas), com testes por PCR, e a introdução de medidas gerais de confinamento, salvaguardando as exceções necessárias no âmbito dos setores produtivos essenciais”, avançou o líder da bancada parlamentar do PPM, eleito pelo círculo eleitoral do Corvo, Paulo Estêvão, em comunicado de imprensa. O PPM integra junto com PSD e CDS-PP a coligação que formou Governo Regional nos Açores, em novembro.