A Santa Casa da Misericórdia do Fundão comprou o Hotel Príncipe da Beira, localizado na cidade, para o transformar numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) de última geração, disse à agência Lusa o provedor da instituição, Jorge Gaspar.

“Vimos no Hotel Príncipe da Beira a possibilidade de se criar uma ERPI de última geração e com elevados padrões de qualidade, que, de resto, já temos noutras estruturas e que aqui poderão atingir ainda um patamar mais elevado”, apontou.

A intenção de compra, que tinha sido anunciada há alguns meses, já está concretizada e a escritura foi realizada na sexta-feira.

O custo de aquisição fixou-se em 2,9 milhões de euros, valor a que terá de ser somado ainda o custo das obras de adaptação e dos equipamentos.

“Em números redondos, podemos estar a falar de um investimento global de cerca de 3,5 milhões”, disse aquele responsável, especificando que a instituição recorreu à banca e candidatou os trabalhos ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

Com a denominação “Hotel Sénior Príncipe da Beira”, o espaço terá capacidade para 107 utentes e começará a receber os primeiros já em meados de fevereiro, assim que uma das alas estiver pronta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São 40 idosos que vão ser transferidos do Lar Nossa Senhora de Fátima, edifício que passará a ficar dedicado à Unidade de Cuidados Continuados, que tem 20 camas e para a qual está aprovada a abertura de mais 40.

“Esta opção revelou-se a mais apropriada, porque uma construção de raiz poderia sair mais cara, porque é um espaço com condições apropriadas e com área envolvente, e porque nos permite concretizar os dois projetos no imediato, dotando assim a região de respostas muito importantes na saúde e no setor social”, disse Jorge Gaspar.

Entre o novo lar e o alargamento dos Cuidados Continuados serão criados 50 postos de trabalho e nove desses trabalhadores vão transitar do quadro de pessoal do hotel.

“Tivemos a preocupação de dar essa possibilidade às pessoas, sendo que o hotel tinha 11 funcionários e nove decidiram ficar”, acrescentou.

Jorge Gaspar especificou ainda que as novas admissões para o “Hotel Sénior Príncipe da Beira” serão realizadas à medida que as restantes alas do espaço fiquem prontas.

Os trabalhos previstos são concretizados por fases para não causar qualquer incómodo aos primeiros utentes.