A tempestade Darcy está a cobrir o norte da Europa de branco e a Alemanha e Países Baixos são os países mais afetados. Em algumas regiões, as temperaturas atingiram os 25 graus negativos e os transportes ficaram paralisados devido à neve.

Na Alemanha, as temperaturas negativas e a paragem de grande parte do sistema ferroviário, além de carros e camiões bloqueados nas autoestradas durante horas, estão a provocar grandes dificuldades à população.

Uma fila de 37 quilómetros formou-se durante a noite e centenas de veículos ficaram bloqueados durante horas na autoestrada A2, no oeste da Alemanha, disse esta terça-feira a polícia de Bielefeld.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O serviço de comboios também foi parcialmente cancelado em várias regiões, à medida que os serviços tentavam limpar os carris do gelo e da neve. Os serviços meteorológicos alemães preveem mais neve para esta terça-feira, especialmente para o estado de Schleswig-Hollstein.

Nos Países Baixos, a situação é semelhante com vários comboios e autocarros a serem cancelados devido à queda de neve que em algumas zonas atinge os 30 cm de altura. Também vários centros de testagem à Covid-19 encerraram durante vários dias. O site de previsões meteorológicas Weer.nl afirma que há mais de 10 anos que não havia uma tempestade de neve nos Países Baixos e que o país está sob aviso vermelho “devido aos ventos fortes” e ao “frio glaciar”.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, autorizou a patinagem nos canais congelados, mas pede especial cautela à população não só pelo distanciamento social como para não haver mais lesões a entupirem os hospitais.

Outros países da Europa, como o Reino Unido ou a Bélgica têm visto a neve e as baixas temperaturas a invadir as cidades e no último caso têm aumentado o número de acidentes nas estradas.