O Japão confirmou esta sexta-feira a existência de uma nova variante do novo coronavírus. De acordo com as autoridades, o vírus foi detetado num centro de imigração em Tóquio. Ao que tudo indica, terá tido origem fora do país.

Até ao momento foram confirmados 91 casos na região de Kanto e dois em aeroportos, adiantou esta sexta-feira Katsunobu Kato, porta-voz do governo japonês. “Pode ser mais contagiosa do que as variantes convencionais e, se continuar a espalhar-se, poderá levar a um rápido aumento do número de casos”, referiu o mesmo responsável, citado o Japan Times.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas japonês, a variante é diferente de todas as outras confirmadas até agora no Japão, tendo a mesma mutação da britânica e sul-africana, o que pode comprometer a eficácia da vacina.

O Japão iniciou na quarta-feira a vacinação contra a Covid-19, após ter recebido a primeira remessa da vacina da Pfizer, aprovada na semana passada. O país tem atualmente 151 casos confirmados das variantes britânica, sul-africana e brasileira, as mais contagiosas.

A divulgação de uma nova variante acontece numa altura em que os japoneses se preparam para receber um novo carregamento de vacinas da Pzifer, este domingo, segundo adiantou a agência de notícias Jiji Press.

O Japão tem atualmente mais de 400 mil casos de Covid-19. Na quinta-feira, foram anunciados 1.539 novas infeções. O número de mortes ultrapassa os 7 mil, 76 das quais confirmadas na quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR