O secretário-geral da ONU afirmou esta segunda-feira contar trabalhar com a “liderança vital” da União Europeia (UE) para desenvolver um futuro pós-pandemia mais justo e sustentado, salientando o “grande potencial” do Mecanismo de Recuperação e Resiliência acordado pelo bloco comunitário.

António Guterres discursava na sessão plenária de abertura da “Semana Parlamentar Europeia”, iniciativa que se realiza sempre no primeiro semestre de cada ano em Bruxelas e cuja edição de 2021 é coorganizada pelo Parlamento Europeu e pela Assembleia da República, no quadro da dimensão parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da UE.

A liderança da União será vital e só se trabalharmos em conjunto poderemos ter um futuro mais resiliente, justo e sustentado”, referiu o representante, que durante uma intervenção em vídeo enumerou algumas das dimensões e dos desafios que se colocam atualmente ao mundo.

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a comunidade internacional depara-se atualmente com uma oportunidade para ser mais ambiciosa e alcançar metas importantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Temos de ser ambiciosos. Temos de investir no sistema de saúde, na proteção social, temos de ter infraestruturas resilientes, apoiar a educação, o emprego verde, reduzir a pressão da dívida”, referiu Guterres, salientando que nenhum país deve ser forçado em optar entre ajudar a sua população ou servir as metas da dívida.

Segundo o representante, as fórmulas usadas no passado não devem ser repetidas, nomeadamente quando o mundo enfrenta ameaças, entre outras, ao nível do clima, da biodiversidade e da poluição.

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência tem um grande potencial. Colocar o pacto ecológico no centro dos esforços não é apenas certo, mas também é um investimento inteligente no futuro”, afirmou Guterres.

Dotado com 672,5 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência é o principal elemento do pacote de recuperação acordado em 2020 pela UE para fazer face à crise social e económica provocada pela pandemia de Covid-19, o NextGenerationEU.

Para Bruxelas, este mecanismo terá um papel crucial ao atenuar o impacto económico e social da pandemia causada pelo novo coronavírus e ao tornar as economias e sociedades europeias mais sustentáveis, resilientes e mais bem preparadas para as transições ecológica e digital.

Devemos adaptarmo-nos a situações complexas através de um multilateralismo efetivo, inclusivo e articulado”, reforçou o secretário-geral da ONU, incentivando ainda um fortalecimento da “diplomacia para a paz”, a construção da confiança entre as instituições e a luta contra a discriminação e a desinformação.

A par das questões climáticas, um dos temas bandeira do seu atual mandato, António Guterres aproveitou esta intervenção para reforçar os apelos para que exista um esforço global coordenado na vacinação contra a doença Covid-19.

“Um apoio para a distribuição mundial das vacinas é crucial e é inaceitável que apenas 10 países já tenham administrado 75% de todas as vacinas contra a Covid-19. Não é apenas injusto, mas também é perigoso”, concluiu.

A “Semana Parlamentar Europeia”, que este ano acontece sob o tema “Governação Económica da UE a partir de uma Perspetiva Parlamentar”, reúne anualmente deputados da União Europeia (UE) para debater assuntos económicos, orçamentais, sociais e ambientais.

A edição deste ano é dominada pelo impacto da crise da doença Covid-19, a recuperação económica e os planos de recuperação.

Em plena presidência portuguesa do Conselho da UE, a iniciativa é coorganizada, pela primeira vez, pela Assembleia da República e pelo Parlamento Europeu.

Também pela primeira vez desde a sua criação, em 2012, a iniciativa decorre por videoconferência, devido às restrições decorrentes da atual pandemia.