O programa UPskill, que tem como objetivo a requalificação de profissionais, recebeu 5.600 candidaturas e tem, atualmente, 430 formandos, anunciou esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado para a Transição Digital.

“O programa UPskill recebeu 5.600 candidaturas e tem 430 formandos. A primeira turma já concluiu a primeira fase de seis meses e está a entrar na fase de três meses de estágio em contexto profissional”, adiantou André de Aragão Azevedo, em resposta aos deputados, durante uma audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O governante sublinhou ainda que o objetivo do executivo é chegar às seis mil candidaturas a este programa. O UPskill pretende requalificar profissionais para que estes possam ser integrados em empresas com necessidade de quadros nas áreas da programação.

A bolsa de formação é equivalente ao salário mínimo nacional, sendo que a integração nas empresas é feita tendo por base o vencimento de profissionais do mesmo tipo, que se situa em cerca de 1.200 euros mensais, segundo informações disponíveis na página do UPskill.

O programa conta com a colaboração da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR