Depois de oito anos a comercializar exclusivamente o i3, a BMW está apostada em reforçar rapidamente a sua gama de veículos eléctricos, para o que conta com plataformas multienergia, que tanto podem montar motores a combustão como unidades eléctricas e respectivas baterias – um compromisso que reduz custos e não obriga a linhas de produção específicas. E o primeiro eléctrico da nova vaga é o SUV iX3, que já está disponível entre nós.

Partindo de um X3 com motor térmico, a fábrica chinesa que a BMW detém em parceria com o construtor local Brilliance altera a zona central do chassi para aí instalar o pack de baterias, com uma capacidade total de 80 kWh e 74 kWh úteis. Segundo o vídeo que pode ver em baixo, da Carwow, o iX3 não altera o espaço disponível para os passageiros do assento traseiro em altura ou no espaço para as pernas. Já o mesmo não acontece com a bagageira, que perde 40 litros, reivindicando apenas 510, em virtude da zona reservada aos cabos de recarga.

80.000€ e 460 km de autonomia. Eis o BMW iX3

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O motor de combustão desaparece, tal como a caixa de velocidades, com a frente a ser ocupada pela unidade de gestão da bateria, o sistema eléctrico de alta tensão e o conversor de energia, que transforma a corrente contínua (DC) em alterna (AC) e vice-versa. Curiosamente, a BMW não utiliza o espaço que ainda fica livre sob o capot dianteiro para oferecer ao utilizador uma segunda mala, a denominada frunk, como a que existe nos Jaguar I-Pace, Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y, modelos de bitola similar e comprimento a rondar 4,7 metros.

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O único motor eléctrico está instalado atrás e fornece 286 cv, sendo este o único SUV a disponibilizar somente tracção traseira, o que rompe com o conceito de um veículo capaz de lidar com incursões por fora de estrada. A opção só com tracção a um eixo é uma solução para conseguir uma maior autonomia, como é fácil constatar nas marcas que oferecem ambas, uma vez que com a mesma bateria, o Mustang Mach-E anuncia 540 km de autonomia com tracção integral e dois motores, contra 610 km com um motor e tracção apenas traseira, isto com a bateria de 88 kWh úteis. No caso do Model Y, com 75 kWh úteis, a autonomia aumenta de 505 km para 540 km quando instala apenas um motor.

No vídeo é afirmado que, no percurso escolhido, o BMW iX3 conseguiu uma autonomia de somente 262 km, isto apesar de a BMW anunciar que estas são as melhores baterias utilizadas até aqui, com um incremento de 20% face às anteriores do i3.

O SUV eléctrico é proposto por 72.600€, o que o coloca acima do Mach-E e do Model Y e ligeiramente abaixo do I-Pace, embora o eléctrico inglês monte dois motores e usufrua de tracção integral. O iX3 anuncia uma velocidade máxima de 180 km/h e 0-100 km/h em 6,8 segundos.