As primeiras 30 mil vacinas da Janssen contra a covid-19 vão chegar a Portugal esta semana, na quarta-feira, noticia este domingo o Público. Com a chegada desta primeira remessa da vacina do grupo Johnson & Johnson, o país ficará com 1,9 milhões de doses de vacinas para administrar durante o mês de abril.

Ao Público, o coordenador da task force para a vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, explica que a meta passa agora por administrar pelo menos a primeira dose de uma das vacinas a todos os cidadãos com mais de 60 anos de idade até à primeira semana de junho. Entretanto, no próximo fim de semana, irá repetir-se a operação de vacinação em massa do pessoal docente e não docente das escolas, atrasada por causa das hesitações em aplicar a vacina da AstraZeneza, estando a task force a contar vacinar 210 mil pessoas nesses dias.

A nova vacina que chega agora a Portugal distingue-se por ser de toma única — ao contrário das vacinas da Pfizer, Moderna e AstraZeneca — e poder ser guardada num frigorífico normal durante três meses.

A vacina da Janssen recebeu autorização de comercialização no início de março, tendo na altura ficado previsto que as doses começariam a chegar a Portugal na segunda metade de abril. Segundo adiantava então uma fonte da farmacêutica à Lusa, durante o segundo trimestre deste ano Portugal receberá as primeiras 1,25 milhões de doses do grupo Johnson & Johnson, e até ao fim do ano o número de doses chegará a um total de 4,5 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR