Um cidadão estrangeiro alvo de mandado de detenção europeu emitido pela Suécia, para a sua extradição por assaltos à mão armada, foi detido na terça-feira pelo Serviço Estrangeiros e Fronteiras (SEF), informou esta quarta-feira este órgão policial.

Segundo o SEF, o detido, de 33 anos, praticou assaltos à mão armada naquele país da União Europeia, razão pela qual foi difundido o mandado de detenção europeu (MDE) para extradição agora cumprido. O detido será  conduzido pelo SEF ao Tribunal da Relação de Lisboa — tribunal competente em matéria de extradição — para aplicação de medidas de coação que permitam a eventual entrega do suspeito daqueles crimes graves às autoridades suecas.

Entretanto, no aeroporto de Lisboa, o SEF efetuou esta semana a detenção de cinco cidadãos “por posse de documentos de viagem e demais documentação fraudulenta“. Dois destes cidadãos — indica o SEF — foram detetados quando pretendiam viajar com destino a Dublin, na República da Irlanda, e um terceiro com destino ao Canadá.

Os restantes detetados no âmbito do controlo sanitário que o SEF efetua aos voos provenientes de Espaço Schengen, designadamente de Roma e Copenhaga, identificaram-se igualmente com documentação fraudulenta, tendo sido detidos pelo crime de falsificação de documentos”, acrescenta aquela força de segurança ligada ao controlo de fronteira e imigração ilegal.

Todos os cidadãos detidos foram levados até autoridade judicial para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação. Paralelamente, no âmbito da reposição do controlo de fronteiras com Espanha, o SEF cumpriu na terça-feira um mandado de detenção europeu de um cidadão estrangeiro, para captura e detenção para efeitos de extradição, no ponto de passagem autorizado de Melgaço.

“Em Quintanilha, Vila Verde da Raia, Castro Marim e São Leonardo foram detetadas outras seis medidas cautelares para apreensão de documento, notificação de paradeiro e pessoa procurada no âmbito de processo judicial”, conclui o SEF, a propósito da atividade desenvolvida nos últimos dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR