A ministra da Agricultura anunciou este sábado o lançamento de um aviso, no valor de 17,5 milhões de euros, para a instalação de rede de proteção anti-granizo para minimizar os efeitos das tempestades nos pomares.

“Nesta região da Cova da Beira e em todo o interior norte e centro, sistematicamente, a queda de granizo prejudica as cerejeiras, pessegueiros e outros pomares e precisamos de respostas para minimizar os efeitos destas tempestades que retiram valor de mercado [aos frutos] e reduz o rendimento e a viabilidade das explorações”, afirmou Maria do Céu Antunes.

A governante falava aos jornalistas no final de uma visita que fez a duas explorações agrícolas situadas em Louriçal do Campo, distrito de Castelo Branco, cujos pomares foram recentemente afetados pela queda de granizo.

O aviso, dotado com 17,5 milhões de euros, vai ser lançado na próxima semana e os agricultores têm 60 dias para efetuar a respetiva candidatura.

A ministra sublinhou ainda que os agricultores têm dois anos para realizar a instalação das redes de proteção anti-granizo, cujo custo por hectare se situa nos 15 mil euros e que podem ser cofinanciadas até 65%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No âmbito do instrumento financeiro que Portugal vai ter para utilizar nos próximos cinco anos, (o ‘Next Generation’), Maria do Céu Antunes referiu que parte da verba “vai ser utilizada para o desenvolvimento económico dos territórios rurais”.

“Parece-nos que temos aqui um bom instrumento para os nossos agricultores poderem por um lado garantir a previsibilidade nas suas explorações e garantir o rendimento”, frisou.

O ‘Next Generation’ vai permitir alavancar outras iniciativas.

A governante disse que em breve vai lançar um novo aviso para instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, de forma a minimizar os custos energéticos e fazer uso de energias limpas.

“Parte dos 312 milhões de euros disponíveis para os agricultores portugueses vão também ser utilizados para incentivar a produção biológica”, concluiu.