Já faz parte da praxe que, em dia de festa futebolística, ela também se faça nas redes sociais. Os anfitriões são os do costume: o Insónias em Carvão, a Bilbia Mt Engarsada e o JJ Bóçe abriram as hostes ainda antes do apito inicial do Sporting-Boavista e os memes eclodiram aqui e por toda a parte, no Twitter e pelos confins da internet. A festa foi de tal ordem que nem Rui Portugal, subdiretor-geral da saúde, o homem que recomendou compotas caseiras como presentes de Natal, faltou aos festejos.

Mas a celebração também se fez de confrontos quando, durante o intervalo e no início da segunda parte do encontro, a polícia procurou dispersar os ajuntamentos à porta do Estádio José Alvalade. A tensão subiu, com vários feridos provocados por balas de borracha e pelas tochas, mas o episódio também foi fonte de humor para os internautas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas nem toda a gente sorri esta noite. O Benfica já não estava na corrida para o título, mas o Futebol Clube do Porto ainda tinha hipóteses de conquistar o campeonato nacional — bastava que o Sporting perdesse os próximos jogos. Mas os leões conseguiram alcançar a vitória e os adeptos dos outros clubes tiveram de encontrar outras distrações.

A estrela do momento é mesmo Rúben Amorim, o treinador sportinguista que encaminhou o clube leonino para as vitórias e que, no passado, já se cruzou com o Jorge Jesus (sportinguista de coração, mas técnico do Benfica) na Luz. Agora o rei leão renasce e, com ele, nasce um novo soberano: Rúben I da Casa de Amorim.