Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O ex-Presidente dos EUA Donald Trump tem dito a várias pessoas que tem a expectativa de ser “reposto” na Casa Branca já no próximo mês de agosto, segundo o que escreveu no Twitter uma jornalista do The New York Times, Maggie Haberman, nesta terça-feira.

“Trump tem dito a algumas pessoas que prevê ser reposto até agosto”, escreveu Maggie Haberman, acautelando de seguida que “não, não é assim que as coisas funcionam mas estou só a partilhar a informação”. Esta é uma jornalista que ao longo dos anos deu, em primeira mão, várias notícias relacionadas com o ex-Presidente.

Segundo a mesma jornalista, citada pela Business Insider, Trump tem estado “totalmente focado” nas auditorias à contagem de votos em alguns estados decisivos onde perdeu a eleição para Joe Biden.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários tribunais asseveraram que não há quaisquer evidências de fraude eleitoral, mas a tese de que Trump poderia conseguir demonstrar que foi prejudicado na contagem de votos tem sido amplamente difundida em alguns meios de comunicação ligados a apoiantes do ex-Presidente.

Uma ex-advogada de Trump, Sidney Powell, também indicou numa conferência da organização QAnon que Trump poderia ser devolvido à Presidência dos EUA em breve. A advogada, que interpôs várias ações judiciais (sem sucesso) para tentar reverter o resultado das eleições, disse aos participantes dessa conferência que Trump pode simplesmente ser reposto Presidente, não sendo “compensado pelo tempo que perdeu” – algo que não está previsto na legislação eleitoral norte-americana.