Depois de semanas de especulação e de vários nomes colocados na órbita do Benfica, os encarnados acabaram mesmo por confirmar esta segunda-feira Rui Pedro Braz como novo diretor geral para o futebol, ocupando assim a vaga deixada por Tiago Pinto, por preencher já há algum tempo desde a saída do dirigente para a Roma.

Benfica muda estrutura do futebol: Tiago Pinto sai para a Roma, Luisão fica mais perto da equipa

Segundo os encarnados, o ex-comentador da TVI assume o cargo já esta terça-feira, dia 15 de junho, assumindo assim a figura de homem do futebol no clube da Luz. Antes, outros nomes foram lançados como Miguel Ribeiro, diretor desportivo do Famalicão, e Diogo Boa Alma, antigo diretor desportivo do Santa Clara, mas se no caso do famalicense houve apenas uma opção diferente, no caso do antigo responsável dos açorianos os encarnados negaram em duas ocasiões diferentes, e de forma oficial, qualquer contacto para o cargo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do futebol profissional a partir de amanhã, dia 15 de junho”, anunciou o clube em comunicado, desejando ainda “as maiores felicidades a Rui Pedro Braz no exercício das suas novas funções”. O novo diretor ainda não falou sobre a nomeação.

Rui Pedro Braz, de 43 anos, é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (1998-2003), tirou um mestrado em Comunicação e Liderança e tem ainda um MBA em Gestão do Desporto. Em paralelo, já teve funções nos encarnados mas na secção de futsal, quando assumiu o cargo de secretário técnico na altura do grande boom do clube na modalidade, entre 2003 e 2005, com a geração que juntava nomes como Ricardinho, Arnaldo, Pedro Costa, André Lima, Zé Carlos ou Zé Maria.

Braz escreveu também vários livros nos últimos anos, começando com dois sobre os estádios e academias de Benfica e Sporting, passando por outros com protagonistas como Ricardinho, Quique Flores (antigo treinador dos encarnados), Ricardo Sá Pinto ou dois sobre Jorge Jesus: “Os Mandamentos de Jesus” e “Mister Jesus”.