O treinador Jesualdo Ferreira acertou a rescisão contratual com o Boavista, a um dia do arranque da preparação da próxima época e quase sete meses após ter voltado ao Bessa, anunciou o clube da I Liga de futebol. “A Boavista Futebol Clube, Futebol SAD e o professor Jesualdo Ferreira acordaram por mútuo acordo a rescisão do contrato que ligava as duas partes por mais uma época desportiva”, lê-se em comunicado publicado no sítio oficial dos ‘axadrezados’ na Internet.

O plantel do Boavista vai iniciar na segunda-feira a pré-temporada, com exames médicos e treinos, no complexo contíguo ao Estádio do Bessa, no Porto, sem os ex-adjuntos Rui Águas, Pedro Bouças e André Sousa e o treinador de guarda-redes Pedro Miranda.

“O Boavista FC faz questão de deixar um agradecimento público ao professor Jesualdo Ferreira por todo o empenho, dedicação, profissionalismo e conhecimento que colocou ao serviço do clube, culminando com a desejada permanência na I Liga, desejando-lhe também as maiores felicidades para os desafios que se seguem”, termina a nota.

Jesualdo Ferreira chegou às ‘panteras’ em dezembro de 2020, à nona jornada, para substituir Vasco Seabra e contabilizou sete vitórias, sete empates e 11 derrotas, levando os portuenses do 15.º ao 13.º lugar, com 36 pontos, cinco acima da zona de descida. A manutenção foi alcançada apenas à 34.ª e última jornada, na sequência de uma reviravolta vitoriosa no terreno do Gil Vicente (2-1), contexto insuficiente para que o treinador natural de Mirandela pudesse cumprir o contrato válido até junho de 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com 375 jogos orientados em 15 épocas no principal escalão, Jesualdo Ferreira já tinha experienciado uma breve passagem pelo Bessa no verão de 2006, quando assinou por dois anos e saiu em plena pré-época para render o holandês Co Adriaanse no FC Porto.

Ao longo de quatro décadas, Manuel Jesualdo Ferreira orientou seis clubes estrangeiros, sendo o último os brasileiros do Santos, em 2020, e trabalhou na seleção de Angola, conquistando os campeonatos do Egito e do Qatar, por Zamalek (2014/15) e Al-Saad (2018/19), respetivamente, logo após a penúltima experiência em Portugal, em 2013/14. Entre os 12 títulos ganhos pelo ‘professor’, como é conhecido no futebol, constam ainda três campeonatos (2006/07 a 2008/09), duas Taças de Portugal (2008/09 e 2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2009/10) nos quatro anos ao leme do FC Porto.

Jesualdo Ferreira também treinou a seleção portuguesa de sub-21 e somou experiência em mais 10 clubes lusos, incluindo Benfica, Sporting e Sporting de Braga, além de ter sido adjunto dos ‘encarnados’ e dos franceses do Bordéus e coordenador técnico dos ‘leões’.