O Papa Francisco encontra-se bem após uma cirurgia feita com recurso a anestesia geral. O Papa foi internado neste domingo num hospital em Roma para uma cirurgia ao intestino, que já estava programa, noticiou o Vatican News. Tratou-se de uma operação de três horas para resolver uma “estenose diverticular sintomática do cólon”. A cirurgia foi concluída esta noite.

Num comunicado, o porta-voz Matteo Bruni disse que o pontífice de 84 anos “reagiu bem” à cirurgia. Não foram dados mais detalhes   e não se sabe quanto tempo o Papa irá permanecer no hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta tarde, o Papa Francisco foi levado para o Hospital A. Gemelli, em Roma, onde foi submetido a uma “cirurgia programada para tratar uma diverticulite do cólon”, chegou a informar o Vatican News através do Twitter. A cirurgia foi realizada pelo Prof. Sergio Alfieri, adiantou ainda a publicação.

O anúncio do internamento causou surpresa, pois não se sabia que Francisco teria de se submeter a uma operação que estava marcada para os primeiros dias de julho, mês em que o pontífice reduz ao máximo seus atos para descansar e só mantém a sua presença na oração do Angelus. Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi eleito para líder máximo da Igreja Católica, em 2013.

(Notícia atualizada no dia 5 de julho às 12h59 com a informação de que o Papa ficará internado sete dias)