Um manta de espuma branca com cerca de 20 centímetros de altura apareceu no fim de semana passada nas praias de Coatzacoalcos, na costa de Veracruz, no México.

A praia adjacente aos bairros de Puerto México, Petroquímica e Playa Sol foi fechada ao público e as autoridades recolheram amostras da água para investigar o fenómeno, conta o Mexico News Daily.

David Esponda Cruz, chefe da Proteção Civil de Coatzacoalcos, garantiu, segundo o jornal El Sol de México, que a espuma não é tóxica, mas recomenda às pessoas para não entrarem no mar “até que a situação esteja esclarecida”.

As causas para o aparecimento da espuma não são conhecidas. O episódio pode estar ligado à “agitação das ondas” em “áreas onde existe uma alta concentração de matéria orgânica, o que provoca um florescimento local de colónias de micro algas que, ao romperem-se, formam a espuma”, explica Saúl Miranda, coordenador do Centro de Proteção Civil de Estudos e Previsões Meteorológicas de Veracruz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A paisagem branca pode também ter nascido da decomposição de algumas algas, um acontecimento “comum e natural”, descreve o mesmo especialista, que pode durar dias ou desaparecer e reaparecer “em cinco, dez, vinte anos. É aleatório”.

Nunca había visto espuma así en Coatzacoalcos.

Posted by Irasema Calles Garrido on Friday, July 16, 2021