793kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vestida de rosa, rainha Isabel II é oficialmente recebida na residência de verão

Este artigo tem mais de 2 anos

Apesar de estar na Escócia há mais tempo, só esta segunda a monarca foi recebida por uma guarda de honra no Castelo de Balmoral. Aos 95 anos, Isabel II vestiu-se de rosa (quase) da cabeça aos pés.

5 fotos

Apesar de a rainha ter deixado o Castelo de Windsor no final de julho rumo à Escócia, onde tradicionalmente passa as férias de verão, só esta segunda-feira foi oficialmente recebida no Castelo de Balmoral, com uma pequena cerimónia no exterior da propriedade. Aos 95 anos, Isabel II vestiu um casaco e um chapéu ambos rosa e bem vistosos para a ocasião, e foi recebida por uma pequena guarda de honra.

O momento simbólico ficou marcado pelo som de flautas e tambores, mas também pela presença da mascote do Regimento Real da Escócia, um pónei Shetland (raça originária das ilhas Shetland) chamado Lance Corporal Cruachan IV — a tradição de ter estes animais enquanto mascote remonta a 1929. Também ele foi vestido para a ocasião com um uniforme cerimonial e as medalhas, de lado, à vista de todos.

O pónei que está com o regimento desde 2012, quando substituiu Cruachan III, já antes se vez notar: em 2017 tentou comer o ramo de flores da monarca e, no ano seguinte, tentou mordiscar a mão do príncipe Harry. Mas esta terça-feira ter-se-á portado muito bem, de acordo com a Town & Country, sendo esta a primeira receção oficial no Castelo de Balmoral após a pandemia — em 2020 foi feita uma interrupção dada a crise sanitária. Quando a rainha ficou frente a frente com o pónei, comentou: “Aqui estamos nós outra vez”.

Rainha e pónei, Lance Corporal Cruachan IV, voltaram a encontrar-se depois de, em 2017, o animal ter tentado comer as flores que monarca segurava

WPA Pool/Getty Images

Esta é também a primeira visita da monarca ao castelo após a morte do marido, o príncipe Filipe, que morreu aos 99 anos em abril deste ano. Agora, como habitualmente esperado na rotina da rainha, Isabel II irá passar os meses de agosto e setembro na Escócia, onde deverá ser visitada por diferentes membros da família.

E além de William e Kate, é esperado que Sarah Ferguson se junte ao clã real este verão, naquilo que pode ser visto como um ato de redenção depois de, em 1992, fotos escandalosas da ex-mulher de André terem feito capa nos tabloides britânicos e terem congelado a sua relação com a realeza. Agora, Fergie deverá passar uns dias com o príncipe que está novamente envolvido em polémica, depois de ter sido processado por abuso sexual num tribunal norte-americano.

Escândalos públicos, desgostos em privado e a amizade inquebrável: a história de Fergie e André

Há mais de 150 anos que o Castelo de Balmoral serve de retiro privado para a realeza britânica. É um local onde os membros da família real gostam de receber amigos, organizar bailes e fazer piqueniques, por exemplo. No entanto, é certo que rainha continuará o seu trabalho, incluindo ler os documentos que diariamente chegam até si nas famosas caixas vermelhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos