A candidata da coligação Nós, Cidadãos!/RIR à Câmara de Évora, Florbela Fernandes, propôs esta terça-feira a criação de um plano de proteção civil e de segurança contra incêndios para o centro histórico da cidade.

Esta medida foi apresentada à agência Lusa pela cabeça de lista da coligação denominada Movimento Cuidar de Évora, no final de uma reunião com dirigentes da Associação Humanitária do bombeiros voluntários da cidade alentejana.

“Costumamos dizer que [o centro histórico de Évora] é a pérola do nosso concelho e cidade”, mas “temos consciência que, em matéria de segurança, sobretudo, na área dos incêndios, é necessário fazer alguma intervenção”, afirmou a candidata.

Florbela Fernandes defendeu a criação de “um plano de proteção civil e de segurança contra incêndios no centro histórico”, que está classificado como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cabeça de lista da coligação Movimento Cuidar de Évora revelou ter desafiado os bombeiros para, juntamente com a Proteção Civil Municipal e o Comando Distrital de Operações de Socorro, elaborar esse “documento, que é muito importante”.

“O objetivo é estarmos preparados, se houver um incêndio”, sublinhou, argumentando que, nesta zona, “há muita dificuldade de acessos” para os carros de bombeiros, “quer por estacionamento, quer pela largura das ruas”.

Segundo a candidata do Nós, Cidadãos!/RIR, o centro histórico de Évora tem “uma população muito envelhecida” e vivem lá “pessoas com problemas graves de saúde mental e demências graves que têm comportamentos de risco”.

“Se não estamos preparados para agir rápido e com eficiência e eficácia, podemos correr um grave risco”, alertou.

Florbela Fernandes salientou que o programa eleitoral da sua candidatura tem “uma área dedicada especificamente” às questões relacionadas com a proteção civil, segurança, segurança rodoviária e segurança pública”.

Entre as propostas, adiantou, está o projeto de uma “circular multivalente à volta das muralhas”, que deverá avançar “a médio prazo”, a pintura e alteração do local de algumas passadeiras e o aumento de zonas com a velocidade máxima de 30 quilómetros por hora.

A candidata disse ainda que a reunião com os bombeiros de Évora serviu para, entre outras, “perceber as necessidades” da corporação e “agradecer a dedicação e profissionalismo” no combate à pandemia de Covid-19 e no socorro à população.

Além de Florbela Fernandes, concorrem nestas autárquicas à Câmara de Évora o presidente do município, Carlos Pinto de Sá (CDU), José Calixto (PS), Henrique Sim-Sim (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), Carlos Magno Magalhães (Chega) e Raul Rasga (BE).

As eleições autárquicas realizam-se em 26 de setembro.