A cabeça de lista da CDU à presidência da Câmara de Viana do Castelo defendeu esta terça-feira a construção de um centro de treino para desportos da natureza e de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima.

Em declarações à agência Lusa, à margem de ações de campanha de contacto com a população na União de Freguesias de Viana do Castelo, sobretudo nas freguesias de Santa Maria Maior e Meadela, Cláudia Marinho considerou “fundamental um programa de apoio e incentivo à prática desportiva e à atividade física, permitindo a utilização dos espaços desportivos por parte da população”.

Cláudia Marinho, da coligação PCP/PEV, disse pretender “equipamentos onde [as pessoas] possam percorrer a cidade, como as ciclovias, circuitos de manutenção, um centro de treino para desportos da natureza, o trail e trial bike, parques de skate como o que já existe no parque da cidade, fomentado pela CDU”.

Para a cabeça de lista da CDU, é “necessário fomentar e incentivar a criação de equipamentos desportivos de exterior na cidade e nas diversas freguesias do concelho, garantindo meios para a sua manutenção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Defendeu que a “manutenção das ecovias e das ciclovias tem de ser assegurada em permanência e da responsabilidade, no caso das ecovias, das Juntas de Freguesia”.

“Não nos podemos esquecer que existem pessoas que estão federadas e existem umas tantas outras que não estão, mas que também querem praticar desporto e uma atividade física e nós temos de lhes proporcionar esse ambiente no nosso concelho”, sustentou.

Cláudia Marinho lembrou que há vários anos que vem defendendo a construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, ligando as duas margens, nas freguesias de Santa Maria Maior e Darque.

“Mesmo com a ecovia Norte Litoral achamos ser importante que esta nova ligação seja efetiva”, referiu.

Atual vereadora no executivo de maioria socialista, Cláudia Marinho propôs a recuperação de uma travessia de madeira, construída em 1818, e cujas primeiras estacas ainda resistem junto à capela de São Bento, na margem esquerda do rio Lima, em Darque.

“Sabemos que é possível fazer esta ponte pedonal e clicável. Sabemos que existem fundos comunitários disponíveis para podermos avançar com esta ideia e que não traria grandes custos para o município. É óbvio que se a CDU ganhar será uma das medidas que vai implementar. Sem dúvidas”, sustentou.

Garantir apoio logístico e financeiro transparente e equitativo às associações desportivas sediadas no concelho, criar parques de lazer nas diversas freguesias, novos trilhos e circuitos e manter os existentes, com sinalética para caminhantes e atletas, são outras das medidas propostas pela CDU.

Além de Cláudia Marinho (CDU), concorrem às eleições de domingo à presidência da Câmara de Viana do Castelo Luís Nobre (PS), Eduardo Teixeira (PSD/CDS-PP), Jorge Teixeira (Bloco de Esquerda), Rui Martins (Aliança), Paula Veiga (Nós, Cidadãos!), Maurício Antunes da Silva (Iniciativa Liberal) e Cristina Miranda (Chega).

Nas autárquicas de 2017, o PS conquistou 53,68% dos votos e garantiu seis mandatos. O PSD atingiu os 21,25% (dois mandatos) e a CDU (PCP/PEV) alcançou 8,11% (um eleito).