O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Vila Real, Luís Santos, alertou esta quarta-feira para as dificuldades do comércio tradicional, que “está a definhar”, e a “falta de funcionalidade” da renovada Avenida Carvalho Araújo.

Nesta corrida às eleições autárquicas de domingo, o BE fez campanha pelo centro da cidade, atravessando a Rua Direita e a Avenida Carvalho Araújo, recentemente requalificada.

“É com alguma tristeza que vemos o estado da Rua Direita”, afirmou Luís Santos à agência Lusa, apontando para “muitas lojas fechadas”.

Na conversa com alguns comerciantes, o candidato do BE ouviu queixas “da inação” do município e também da Associação Comercial e Industrial de Vila Real.

Luís Santos propõe a criação de um gabinete de planeamento para ajudar os comerciantes a nível de candidaturas, de um voucher (vale) para promoção da leitura, mais animação na Rua Direita, nomeadamente no Natal, para “dar vida ao centro de Vila Real”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Uma das queixas que nos foi feita é que, no Natal, existe algum tipo de animação, mas que é quase estéril. E nós gostaríamos que a câmara tivesse um papel mais interventivo”, salientou, reconhecendo que não existe “uma varinha mágica” para resolver todos os problemas e que “há, infelizmente, a concorrência das grandes superfícies”.

Luís Santos referiu que “nem tudo é da responsabilidade da câmara”, mas defendeu que esta “não pode assistir de forma impávida e serena ao delapidar de uma atividade”.

“Também tenho as minhas dúvidas se a loja do cidadão, só por si, será capaz de alavancar esta zona. Quer o Hospital da Luz quer as Águas do Norte e CTT, aqui implementados, a nível de movimento não trouxeram nada de significativo para os comerciantes”, referiu.

Outra queixa apontada é “a falta de estacionamento”.

“A Câmara insiste, e bem, com a redução do tráfego automóvel no centro da cidade, mas isso tem de ser complementado com outras medidas e o BE defende a gratuitidade dos transportes públicos para potenciar a sua utilização e dar uma ajuda para dinamizar estas zonas onde o trânsito se apresenta como mais difícil e onde o estacionamento é escasso”, frisou.

Na Carvalho Araújo a “questão estética” da renovação “é relativa”, no entanto, o que mais preocupa o BE “é a sua funcionalidade”.

“Um problema que nos salta mais à vista é a falta de permeabilização da própria avenida e dos materiais que aqui foram utilizados. Ainda há dois meses houve uma intempérie e as águas foram encaminhadas ou para o hospital ou para as habitações da Rua Marechal Teixeira Rebelo”, afirmou.

O BE quer saber se “há algum problema” na ligação entre as águas pluviais e residuais e aponta ainda a “falta de sinalética e de passadeiras” na avenida, considerando tratar-se de uma “questão de segurança” dos peões numa zona onde existe um hospital e o conservatório regional de música.

“Há aqui algumas coisas que falham a nível da funcionalidade e que podem ser corrigidas”, frisou.

Os candidatos à presidência da Câmara de Vila Real nas eleições autárquicas de domingo são Rui Santos, atual presidente que se recandidata pelo PS, Luís Tão (PSD/CDS-PP/Aliança), Luís Santos (BE), Alexandre Coelho (CDU) e Sérgio Ramos (Chega).