O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) esclareceu esta quinta-feira que a avaria detetada num equipamento utilizado na cirurgia urológica no Hospital D. Estefânia foi rapidamente ultrapassada, não colocando em causa a atividade cirúrgica programada naquele hospital.

O esclarecimento do centro hospitalar surge na sequência de notícias publicadas a propósito da questão colocada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” ao Ministério da Saúde, sobre a alegada falta de material cirúrgico no Hospital de D. Estefânia.

PEV questiona Governo sobre cirurgias adiadas no Hospital de Dona Estefânia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O equipamento em causa (Laser para Litotrícia) foi “rapidamente substituído”, assim que foi detetada a avaria, estando já disponível, adianta numa nota enviada à Lusa o CHULC, que integra os hospitais S. José, D. Estefânia, Curry Cabral, Santa Marta, Santo António dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa.

Sublinha ainda que a avaria não colocou em causa a atividade cirúrgica programada e que “estão inclusivamente agendadas cirurgias para as próximas semanas”.

O partido Ecologista “Os Verdes” questionou na quarta-feira o Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, sobre se tem conhecimento de adiamento de cirurgias no serviço de urologia do Hospital D. Estefânia.

“Confirma o Governo que esse adiamento se deve a falta de material para realizar as cirurgias“, questionava o partido, pedindo para saber “qual a razão para se ter chegado a esta situação”.

De acordo com informações que o grupo parlamentar recebeu, havia “pelo menos sete cirurgias adiadas” por causa da falta de materiais para as realizar, uma das quais de “uma criança com 4 anos” com um diagnóstico de “Cálculo Renal Coraliforme, apresentando grande perda hemática na urina, cuja cirurgia não pôde ser realizada por falta de material, nomeadamente de Laser para Cálculos Renais”.