A Câmara Municipal de Oeiras contratou a empresa do ex-espião Jorge Silva Carvalho para investigar a desinformação nas redes sociais dos habitantes daquele município, de acordo com a SIC Notícias.

Além do homem conhecido como “super-espião” da empresa em causa, a Jupiter Wisdom, faz também parte o inspetor da Polícia Judiciária José Pancadas Figueiredo, que trabalha desde 2003 naquela instituição, tendo pedido, em 2018, uma licença sem vencimento que durou até ao passado dia 17 de setembro.

O contrato, segundo a SIC Notícias, foi celebrado a 30 de agosto e tem a duração de um ano, no valor de 39 mil euros, pagos em tranches mensais de 3.250 euros. O objetivo é avaliar as políticas públicas de Oeiras, com recurso a inteligência artificial, no que diz respeito à desinformação disseminada nas redes sociais.

Roubo de dados do PSR, pressões no Freeport e vigilância em hotéis. As memórias do super-espião

Tanto Jorge Silva Carvalho como o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, reeleito nas eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, não se pronunciaram sobre o caso.

Jorge Silva Carvalho foi diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e, no caso mediático das Secretas, ficou conhecido como o “super-espião”. Em 2016, foi condenado a uma pena suspensa de quatro e meio  de prisão por violação do segredo de Estado, abuso de poder e acesso ilegítimo a dados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR