O Governo calcula em 150 milhões de euros o valor de receita (em IRS) de que vai abdicar em 2022, devido ao desenho dos novos escalões e o desdobramento de dois dos patamares (de sete para nove). O que é que isto pode representar, em poupança, do lado do contribuinte? De acordo com as simulações da consultora PwC, todos os contribuintes vão pagar menos imposto sobre o rendimento.
Segundo o Governo, em 2022, o desdobramento dos 3.º e 6.º escalões de IRS “permitirá uma redução da tributação nos rendimentos a partir dos 15 mil euros anuais (cerca de 10.000 euros de rendimento coletável)”. “A alteração dos escalões proposta para 2022 abrangerá mais de um milhão e meio de agregados com rendimento coletável superior a 10.736 euros”, acrescenta o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2022.
Pode fazer o download do simulador da PwC, em formato Excel, nesta ligação.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.