790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Invasão”. Estão à procura de aliens? O melhor é experimentarem na porta ao lado

Este artigo tem mais de 2 anos

A nova série da Apple TV+ promete muito, mas patina até às respostas. Os extraterrestres chegam à Terra entre histórias paralelas com mais importância do que o ataque, sem grande sentido.

Em "Invasão", Trevante (Shamier Anderson) é um soldado norte-americano no Afeganistão, que perde todo o seu pelotão após a chegada dos visitantes
i

Em "Invasão", Trevante (Shamier Anderson) é um soldado norte-americano no Afeganistão, que perde todo o seu pelotão após a chegada dos visitantes

Jason LaVeris

Em "Invasão", Trevante (Shamier Anderson) é um soldado norte-americano no Afeganistão, que perde todo o seu pelotão após a chegada dos visitantes

Jason LaVeris

Ter-me-ia sido útil ler uma crítica sobre “Invasão” antes de ver “Invasão”. Assim não estaria à espera que “Invasão” fosse efetivamente uma invasão, coisa que pouquíssimas vezes é. Estão a acompanhar? Não? Então vou fazer por vocês aquilo que alguém devia ter feito por mim.

A sinopse da nova série da Apple TV+ diz o seguinte: “A Terra é visitada por uma espécie alienígena que ameaça a vida humana. Os eventos decorrem em tempo real através do olhar de cinco pessoas comuns, espalhadas pelo mundo, enquanto lutam no meio do caos ao seu redor”.

Estamos à espera de uma saga épica, de criaturas com três cabeças, olhos brilhantes e dialetos impercetíveis, certo? Estar, estamos, mas elas não aparecem nem no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro episódio. Só nos últimos minutos do quinto episódio é que há um vislumbre do que é realmente a ameaça. Estamos a falar de metade da temporada (são dez partes no total) a saltitar de personagem em personagem, de continente em continente, sem chegar a grande conclusão.

Na verdade, os cinco primeiros episódios até podiam ter outro nome porque, se alguém apanhasse a história a meio, saber que estava perante a chegada de aliens à Terra ou qualquer outra catástrofe seria completamente indiferente. As personagens principais já têm vidas suficientemente complicadas, não precisavam de extraterrestres para encher chouriços — perdão, episódios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[o trailer de “Invasion”:]

Sejamos justos: o primeiro capítulo de “Invasão” — já estão três na Apple TV+ e é disponibilizado um novo todas as sextas-feiras — é muito competente na função de aumentar a tensão e a expetativa. Apresenta-nos as personagens, dá-nos acontecimentos estranhos que anunciam o que está para vir. O pior é que há mais do mesmo no segundo episódio. E no terceiro. E por aí fora.

“Invasão” parece muitas vezes indecisa quanto ao tipo de série que quer ser. É um drama sobre as complexas relações humanas? É a luta pela sobrevivência que revela o pior e o melhor das pessoas? É ficção científica? É uma coisa híbrida entre os dois universos que se vai arrastar sem nexo ao estilo de “The Walking Dead”?

O foco é quase sempre a história dramática de cada um — mais uma vez, o facto de haver aliens ou não ao barulho é um mero detalhe. Em Londres, Casper (Billy Barrett) é um miúdo vítima de bullying. Depois de um acidente que o deixa isolado com os restantes colegas da turma, rapidamente o seu agressor quer mandar e, se piscarmos os olhos demasiado depressa, parece que mergulhamos no Senhor das Moscas, o livro de William Golding. Só que aqui não estamos numa ilha tropical e o espertalhão todo poderoso não tem uma concha que lhe dá estatuto.

No Afeganistão, Trevante (Shamier Anderson), um soldado norte-americano, perde todo o seu pelotão quando os senhores que chegam do espaço acham que o meio do deserto é um sítio porreiro para desembarcar ou atacar — não se percebe bem. John Bell Tyson (Sam Neill) é um xerife à beira da reforma numa terriola de Oklahoma (EUA) e um dos primeiros atacados. A sua relevância para a história? Talvez na segunda temporada, se ela existir, se entenda porque na primeira esquecemo-nos dele em três segundos.

Seguimos para o Japão. Mitsuki (Shioli Kutsuna) trabalha no programa espacial JASA e vive uma situação impossível ao separar-se de uma das astronautas que envia para o espaço e com quem tem uma relação secreta. Nos arredores de Nova Iorque, Aneesha (Golshifteh Farahani), que largou uma carreira promissora de médica para se dedicar aos dois filhos, descobre que o marido é um mentiroso que anda a traí-la com uma influencer local. Acham que esta mulher já não tinha problemas suficientes? Era preciso levar com os aliens? Ao menos estes podiam ter logo ajudado e despachado o marido, inútil e cobarde, uma figura pela qual é impossível sentir qualquer tipo de empatia. Só atrapalha a fuga de Aneesha, a melhor personagem (e atriz) da história.

Se estes aliens forem espertos vão desistir disto e atacar outros dramas mais empolgantes e consistentes que andam por aí nos streamings ou nos canais de televisão

O que é que todos têm em comum? Muito pouco. Os ataques são diferentes nos diversos pontos (crianças a sangrar do nariz, chuva de insetos, crateras gigantes abertas no chão como se tivessem sido causadas por bombardeamentos, etc). A parte interessante é o facto de ninguém saber de imediato do que se trata. A primeira reação é de que o que acontece em simultâneo é um ataque terrorista consertado — a dada altura a culpa também é atribuída aos russos. Toda a gente está longe de imaginar que os extraterrestres estão a chegar. Mas, depois, o projeto criado por Simon Kinberg (produtor de “Perdido em Marte” e realizador de “X-Men: Fénix Negra”) e David Weil (realizador e produtor de “Solos”) perde-se pelo caminho. Não vou descrever o aspeto das criaturas que atacam a humanidade — não quero estragar a surpresa que demora uns longos cinco episódios a chegar — mas não se percebe muito bem o que são e o que querem. Para já, só pretendem estraçalhar os humanos que lhes aparecem à frente.

A segunda metade da temporada é mais empolgante e consegue colocar-nos na pele destes protagonistas. No meio do caos e da luta pela sobrevivência, que tipo de pessoa seríamos? Altruístas ou egoístas? Heróis ou cobardes? Há uma coisa que “Invasão” faz bem: aqui ninguém é sempre uma coisa ou sempre a outra. E, numa situação em que a vida está em jogo, as decisões nem sempre são aquelas que imaginamos. De resto, a história é bastante frustrante. Se estes aliens forem espertos vão desistir disto e atacar outros dramas mais empolgantes e consistentes que andam por aí nos streamings ou nos canais de televisão. Fica a dica, amigos do espaço.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora