A última deslocação do FC Porto à Amoreira trouxe uma das histórias mais invulgares (mas necessárias) do Campeonato, quando o encontro que o Estoril vencia por 1-0 acabou por ser suspenso ao intervalo depois da falta de condições de segurança da bancada onde se concentrava a maioria dos adeptos dos dragões – que mais de um mês depois conseguiram virar a partida para 3-1 com um bis de Soares –, com rachas em algumas paredes que motivaram a evacuação de todas pessoas que se concentravam nessa zona do Estádio António Coimbra da Mota. Agora, quase quatro anos depois, o regresso dos azuis e brancos à Linha esteve em risco, devido a um surto de Covid-19 que atingiu o plantel canarinho. Esteve mas já não está.

Com um surto que já inclui cerca de 30 pessoas, Estoril pede ao FC Porto o adiamento do jogo de sábado

Depois de mais uma reunião online que juntou responsáveis do Estoril, do FC Porto e da Liga de Clubes (que não costuma entrar neste tipo de encontros mas que desta vez fez questão de participar para ter um papel de mediação), ficou acordado que o jogo vai mesmo realizar-se no sábado, às 18h. Em princípio, a equipa da casa contará com cerca de 20 jogadores entre plantel principal e Sub-23, sendo que o dado decisivo para isso chegou com a nova norma da DGS que reduz o período de isolamento para todos os infetados ou contactos de risco que não tenham sintomas para apenas sete dias, o que permite recuperar alguns atletas. Caso algum apresente qualquer sintoma, aí mantêm-se os períodos que existiam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte da Liga de Clubes tinha explicado na véspera ao Observador que esse era um dos pontos que tinha sido falado no primeiro encontro entre o órgão e os dois clubes, em que o FC Porto se mostrou renitente ao adiamento da partida tendo em conta fatores como as semanas com jogos europeus ou da Taça de Portugal e a data FIFA no final do mês (altura em que se vai jogar a Final Four da Taça da Liga, já sem a presença dos azuis e brancos) que poderá retirar alguns jogadores às opções de Sérgio Conceição.

Há jogo, tem 11 jogadores mas não será a mesma coisa: Estoril vai jogar com Sub-23 frente ao FC Porto devido à Covid-19

“Dada a decisão hoje conhecida por parte da DGS que atualiza a norma sobre isolamentos, reduzindo de 10 para 7 dias o período de isolamento para pessoas infetadas que estejam assintomáticas ou com sintomas ligeiros, a Estoril Praia SAD, no cumprimento do Regulamento de Competições da Liga, irá necessariamente estar presente na 17.ª jornada da Liga Bwin no jogo que a opõe à FC Porto SAD. Ainda assim, na defesa dos interesses dos atletas e da sua condição física e com o objetivo de salvaguardar a verdade desportiva – entre jogadores (18) e membros do staff (9) foram 27 os profissionais em isolamento que não efetuaram qualquer preparação conjunta, sendo que muitos deles estiveram impedidos de treinar –, a Estoril Praia SAD manteve o pedido de adiamento do jogo, pedido este que foi recusado pela FC Porto SAD por constrangimentos de calendário”, confirmou o Estoril em comunicado.

“Esta decisão, embora legítima, não deixa de impossibilitar a presença nas melhores condições possíveis da equipa da Estoril Praia SAD para o jogo do próximo dia 8 de janeiro. A Estoril Praia SAD irá avaliar com a máxima prudência a situação física de todos os jogadores de forma a apresentar o seu melhor onze e conseguir ultrapassar mais este momento difícil, dando uma resposta à altura da história do nosso clube”, completou o mesmo texto publicado ao final da tarde desta quarta-feira.