790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Costa não quer reerguer muros, mas evoca PREC contra esquerda "imperdoável"

Este artigo tem mais de 2 anos

Socialista avança com nova dramatização da maioria. Já não é só para bloquear a direita mas para travar quem "cortou as pernas" ao seu Governo. E ouve pedidos de hospitais que não tem para dar.

Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Desta vez não foi só a Rui Rio que António Costa atirou forte. Foi também ao chumbo “imperdoável” da esquerda ao Orçamento para este ano, àqueles que lhe “cortaram as pernas”. O que o coloca naquela posição que quer: de só haver uma saída para quem quer estabilidade, a maioria absoluta do PS. Voltou a pedir que os socialistas não tenham “medo” daquilo que alguns apresentam como “papão” e terminou em mais um novo capítulo da dramatização, ao dizer que é o PS que é “o partido do bom senso, da responsabilidade, do diálogo, da concórdia nacional que no PREC evitou a confrontação. E na pandemia soube unir o país”.

A memória vai direta ao período histórico em que ficou exposta a fratura entre PS e PCP, com Mário Soares a apontar o dedo ao radicalismo comunista (num comício decisivo para o PS na Alameda Afonso Henriques, em junho de 1975) e a erguer aí muros entre o PS e o partido então liderado por Álvaro Cunhal. Costa já disse que não os quer “reerguer”, depois da “geringonça”, mas hoje quis trazer à memória esse travão que o PS impôs.

Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Foi o primeiro dia de campanha oficial com contacto de rua — curto e com um café pelo meio — e, a dada altura, na rua pedonal Capitão João Francisco de Sousa, em Beja, António Costa, enfiado numa samarra, ouviu uma senhora aproximar-se para lhe pedir um hospital no concelho. Respondeu com o hospital central que já está a ser construído, mas em Évora (e que visitará esta quinta-feira). A seguir no Algarve ouviu o seu próprio PS (e um independente) pedir o Hospital Central do Algarve, mas esse não está sequer em plano e nem consta no Orçamento do Estado que o socialista promete ter pronto para aprovar nos dias depois das eleições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A maioria absoluta não sai do guião nem por um dia, numa única ação de campanha. Não há curva em que António Costa não aponte à necessidade de estabilidade. Mas depois também há as reivindicações locais que um candidato que é ao mesmo tempo primeiro-ministro em funções não consegue contornar. E nem sempre tem resposta satisfatória para dar. Por exemplo, no comício de Faro, ao fim do quarto dia de campanha, ouviu o convidado independente do comício, o médico Nuno Marques pedir “um hospital central novo” para o Algarve. E logo de seguida, a cabeça de lista do distrito, Jamila Madeira a fazer o mesmo — embora com mais tática.

Jamila Madeira foi secretária de Estado da Saúde

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Jamila foi secretária de Estado da Saúde — saiu em confronto com Marta Temido — e na intervenção que fez foi à volta. Num dos ataques feito ao PSD disse que não será Rui Rio que “quererá ter essa despesa”. Ora, não é Rui Rio, mas por agora também não é António Costa.

O líder socialista tem feito esta campanha a usar o facto de ser o único candidato com condições de não deixar o país muito tempo parado à espera do Orçamento. Aliás, até pede a maioria absoluta para ainda atalhar mais esse processo e conseguir pôr em jogo, o mais rapidamente possível, o mesmo Orçamento que foi chumbado. Mas essa mesma proposta não contempla a construção do hospital que o Algarve espera há 20 anos. “Até 2023, iniciar-se-á a construção de novos hospitais centrais ou de proximidade, designadamente Lisboa Oriental, Seixal, Sintra ou Alentejo que se encontra em diferentes fases de maturação”, constava na proposta chumbada e que Costa quer recuperar tal como está.

Na sua intervenção não deu resposta à questão concreta do Algarve. A Saúde serviu-lhe sobretudo de arma de arremesso a Rio. Uma semana depois de o enfrentar em debate ainda fala na defesa que diz que o candidato social-democrata fez de um SNS “tendencialmente gratuito”. “Quer que a classe média passe a pagar cuidados de saúde no SNS”, insistiu mais uma vez.

Campanhas para as eleições legislativas de 2022: Ação de campanha de António Costa, candidato pelo PS a primeiro-ministro, em Beja e em Faro. Beja e Faro, 19 de janeiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora