Os Estados Unidos prometeram uma resposta escrita na “próxima semana” às exigências russas para a retirada da NATO da Europa de Leste, disse esta sexta-feira o chefe da diplomacia russa após conversações com o seu homólogo norte-americano.

“Concordámos que nos serão apresentadas respostas escritas na próxima semana às nossas propostas”, disse Sergei Lavrov em Genebra (Suíça) no final do encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, sobre a crise na Ucrânia, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo descreveu as conversações na cidade suíça como francas e disse que ambos “concordam que é necessário um diálogo razoável” para que a “emoção diminua”.

Ucrânia: Lavrov diz a Blinken não esperar avanços na sua reunião em Genebra

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No início do encontro, sexta-feira de manhã, Lavrov tinha afirmado que não esperava “um avanço” nas conversações.

Sentado à frente de Lavrov, Antony Blinken prometeu, por sua vez, uma resposta “unida, rápida e severa” dos Estados Unidos da América (EUA) e dos seus aliados no caso de uma invasão russa da Ucrânia, mas também assegurou o empenho de Washington em encontrar uma solução diplomática.

A reunião decorreu num dos palácios nas margens do Lago de Genebra.